Pronto Socorro prepara ação de capacitação para equipe de enfermagem

Semana da Enfermagem
Pronto Socorro prepara ação de capacitação para equipe de enfermagem

Aperfeiçoamento no atendimento humanizado


17/05/2019    182

O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSM-VG) promoveu entre os dias 13 e 14 de maio a Semana da Enfermagem com uma série de atividades e palestras voltadas para a qualificação e atualização dos profissionais visando oferecer uma melhor assistência em saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta última segunda-feira, 13, foi realizada a palestra com o tema Gestão de Si, com a psicóloga Rose Fialho que abordou temas de gerenciamento de presente, futuro e passado o que envolve o lugar de trabalho e seu desempenho. Também foi discutido os projetos desenvolvidos pelo Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), que está sendo desenvolvido na unidade devido à uma parceria com o Hospital Oswaldo Cruz. A programação segue até amanhã onde será realizada uma oficina de designer de sobrancelhas com as profissionais de enfermagem.  

Além do ciclo de treinamentos, também homenageia o Dia do Enfermeiro comemorado no dia 12 de maio e do Técnico e Auxiliar de Enfermagem dia 20.05, e conta com palestras para a atualização e intercâmbio de conhecimento entre os profissionais que atuam no Pronto-Socorro de Várzea Grande e acadêmicos de enfermagem. O evento é uma realização da Diretoria Administrativa, Superintendência de Enfermagem e Coordenação de Enfermagem do Pronto-Socorro de Várzea Grande em parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Centro de Ensino Médico Técnico Mato-grossense (Cetem) e Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).

O diretor do Hospital e Pronto-Socorro, Dr. Sebastião Ney Provenzano, participou da abertura das atividades e destacou a importância dos profissionais da enfermagem na assistência em saúde dispensada aos pacientes. “A sensibilidade da enfermagem faz a diferença. Ao cuidar do outro traz a sensibilidade dos profissionais. Esperamos que seja uma semana de aprendizado, atualização e de reflexão para cada profissional que dedica parte de sua vida a cuidar das pessoas”, pontuou o gestor que também fez questão de parabenizar e elogiar os profissionais da enfermagem que atuam na unidade e juntos vem ajudando a direção a realizar um trabalho cada vez mais digno e humanizado à população de Várzea Grande.

Ney observou também que a demanda de pacientes na unidade tem aumentado de forma expressiva, principalmente no atual cenário econômico, onde outras unidades que atendiam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão suspendendo os atendimentos a esses pacientes. “Para suprirmos esse demanda que é constantemente crescente temos que estar preparados, mas sem deixar de cumprir os protocolos e regras internas que precisam ser seguidas em qualquer unidade de saúde. A reforma do Pronto-Socorro e a contratação de novos servidores faz parte dessa preocupação em garantir a excelência na assistência em saúde prestada por nós. Isso melhora as condições para o trabalhador. Significa humanização para o trabalhador e para os usuários do SUS. A atual gestão não tem medido esforços para garantir o atendimento completo com exames, insumos, medicamentos e toda assistência necessária aos pacientes que procuram o Pronto-Socorro”, ressaltou. 

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Géssica Fernanda Colnagno Lima, explica que a Semana de Enfermagem do PSVG é voltada para a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem com atividades em dois turnos (manhã e tarde). “São palestras ministradas por profissionais que trabalham no Pronto-Socorro e também parceiros e vão discorrer sobre cuidados e segurança com o paciente entre outros temas. Todas as palestras estão voltadas para a qualidade do serviço de assistência prestada por nós aos pacientes. A proposta da coordenação de Enfermagem do Pronto-Socorro é continuar desenvolvendo essas ações de educação continuada, com palestras de capacitação, atualização sempre voltadas para a qualidade da assistência, e claro, para a qualidade de trabalho, para dar melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde", ressalta. 

As palestras são realizadas por profissionais do Pronto-Socorro, do Conselho de Enfermagem, do Univag e do Cetem.

Por: Letícia Kathúcia - Secom/VG