Prefeitura recolhe 15 toneladas de entulhos do bairro Serra Dourada

Limpeza Urbana
Prefeitura recolhe 15 toneladas de entulhos do bairro Serra Dourada

 A população pode denunciar pelo telefone 0800 647 4142


22/05/2019    235

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande está realizando limpeza, recolhimento de lixo e entulhos na via de acesso ao bairro Serra Dourada, onde a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana retirou 15 toneladas de entulhos, composto de lixo orgânico, restos de materiais de construção, eletrodomésticos, roupas e até móveis.

A Prefeitura de Várzea Grande solicita que a população que colabore com a fiscalização das áreas públicas. Moradores podem entrar em contato pelo telefone 0800 647 4142 para realizar denúncias, ou mandar fotos do momento do descarte irregular pelo e-mail fiscalizacaodeposturas@varzeagrande.mt.gov.br. Denúncias também podem ser feitas presencialmente na secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, localizada no Paço Municipal, Avenida Castelo Branco, 2.500, Centro Sul - Várzea Grande.

Embora a Prefeitura Municipal de Várzea Grande está trabalhando de forma contínua no combate aos bolsões de lixos, alguns moradores, bem como pessoas de outras localidades, e cidades vizinhas, vêm ainda praticando esse ato criminoso, causando prejuízos ao poder público, que tem que realizar o trabalho diversas vezes em um mesmo local.   

Outras ocorrências de acordo com o titular da pasta, Breno Gomes, vem sendo praticadas também em várias regiões do grande Cristo Rei, assim como em vias de acessos a conjuntos residenciais, como o Jacarandá e Jardim Primavera. “O descarte de lixo além de ser feito por moradores da região, ainda como agravante, está sendo realizado por empresas de bota-fora, motivo de várias autuações”, destacou.

O secretário disse ainda que para conter essa ação as secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, e a Defesa Civil, por meio da Guarda Municipal, tomaram medidas mais austeras, que pune os reincidentes, além de fiscalização mais intensificada.  

“Os fiscais estão percorrendo todos os bairros da cidade num trabalho de monitoramento das áreas que frequentemente recebem o descarte de lixo irregular. Já nas  demais regiões são definidas na rotina pré-estabelecida pela equipe técnica responsável pelo monitoramento e fiscalização”, destacou.

Breno Gomes informa que os serviços de limpeza pública vêm atendendo a todos os bairros, especialmente, os mais distantes da região central que apresentam demandas mais urgentes, agora com o fim do período chuvoso. “Desenvolvido pela secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, o programa “Cidade Limpa”, que consiste nos serviços de varrição, limpeza, pintura de meio-fio, além de capinação, podas de árvores e trocas de luminárias, a secretaria já organizou um organograma de trabalho, para dar continuidade ao projeto, de manter a cidade limpa e melhor para se viver”, explicou o secretário, informando ainda que a divisão da cidade por regiões, idealizada pelas equipes técnicas, tem facilitado o trabalho e apresentado resultado mais rápido na conclusão das ações de limpeza urbana. 

Os bairros Jardim Primavera, Mapim, Jardim dos Estados, Santa Isabel, Ouro Verde, São Mateus, Asa Bela, Asa Branca e 15 de Maio, além das avenidas João Ponce de Arruda, 31 de Março, Arthur Bernardes e Eduardo Gomes receberam a ação de limpeza na semana passada.

Por: Kátia Passos - Secom/VG