A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está promovendo nos dias 4, 5 e 6 de junho, no Anexo II da Educação, no Jardim Marajoara, a Oficina para a elaboração do Plano Estratégico do Programa Melhoria na Educação.

A oficina marca o início das ações por Várzea Grande ter sido escolhida entre os municípios do Centro Oeste para participar do Programa promovido pelo Polo de Desenvolvimento Educacional do Itaú Social.

Na elaboração do Plano Estratégico, o evento contará com a participação de representantes de todos os setores da secretaria de Educação, e irá auxiliar os participantes na elaboração do diagnóstico da realidade educacional do município para produzir, implantar e avaliar um plano de ação educativa adequado às características locais e às possíveis dificuldades que podem aparecer durante o processo de implementação.

As formações abordam o eixo de planejamento e gestão, gestão administrativa e de recursos, gestão pedagógica e gestão administrativo-financeira. Dessa forma, os profissionais se preparam na teoria e na prática de maneira ampla para desempenharem suas funções.

Para o consultor Klaus Schubert, da equipe de organizadores do evento, o fortalecimento das secretarias de educação dos municípios é fundamental para a melhoria dos processos de educação pública no país e o Programa Melhoria da Educação vem ressaltar o protagonismo das equipes da secretaria de Educação na realização dos trabalhos, além de promover a redução das desigualdades na aprendizagem no ambiente escolar.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, Várzea Grande foi o primeiro município de Mato Grosso contemplado com um programa de iniciativa da Fundação Itaú Social. O Programa Redes de Territórios Educativos executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) tem como foco o fortalecimento de redes e parcerias que promovam a educação e o desenvolvimento integral da criança, adolescente e do jovem. Em julho do ano passado, dez entidades que desenvolvem projetos nas áreas de Cultura e Arte, Defesa de Direitos, Empreendedorismo/Geração de Emprego e Renda, Esportes, Formação para o trabalho, Meio Ambiente e Saúde, voltados para a Infância e Adolescência e Juventude em Várzea Grande foram atendidas com recursos na ordem de R$ 30 mil cada, provenientes do Fundo de Fomento do Itaú Social.

Para Fidelis, o convite para que o município pudesse participar do Programa Melhoria da Educação só vem reforçar a confiança da Fundação Itaú Social por meio da parceria consolidada através da seriedade e do trabalho que está sendo desenvolvido em Várzea Grande, objetivando a implementação de ferramentas eficientes na busca de uma educação pública de excelência nas escolas municipais.

Criado em 1999 pela Fundação Itaú Social, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), o programa tem como meta fortalecer as secretarias municipais de educação na sua capacidade de garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos, garantindo a melhoria dos resultados escolares em aprendizagem, além da melhoria das práticas dos professores e da qualidade da gestão escolar.