Escolas recebem capacitação sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros

Escolas recebem capacitação sobre prevenção de incêndios e primeiros socorros

Na primeira etapa 84 escolas recebem a capacitação

04/06/2019    136

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande promulgou a Lei n° 4.445/2019, que determina que nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS) e Centro Municipal de Educação Básica (CMEI) do Município tenham um profissional capacitado para primeiros socorros e prevenção a incêndio. O lançamento do curso aconteceu na última segunda-feira (03-06), no Anexo I da Educação, e contou com a presença dos diretores das EMEBS e CMEIS. O objetivo do curso é de orientar os profissionais sobre como proceder, além dos cuidados que devem ser tomados até o resgate chegar. Nesta etapa 84 escolas do município serão contempladas com o curso de capacitação.

As aulas acontecerão semanalmente no anexo da Educação. Cada semana aproximadamente 48 servidores serão formados pela corporação do corpo de bombeiros, totalizando no final do curso 168 profissionais que estarão aptos a atender dentro das unidades escolares. O curso tem carga horária de 25h aulas, sendo elas práticas e teóricas.

Segundo o Superintendente de Esportes, Jadir Pereira a intenção é de ter em cada escola pelo menos dois profissionais aptos a atender qualquer ocorrência. “Queremos com isso promover a conscientização e também a capacitação das escolas do município para quando surgir alguma emergência, seja ela, evento provocado pelo homem, como é o caso do incêndio ou eventos alheios à vontade humana, como por exemplo um mal súbito”, explicou Jadir.

A ideia da formação, além de cumprir as exigências legais, serve também para que os profissionais estejam devidamente preparados para agir em casos de incidentes e em casos de acidentes nas unidades escolares. Portanto um simples tombo ou até um engasgo pode ser resolvido se tiver profissionais capacitados para atender em um primeiro momento.

As escolas participantes são: EMEB Prof. Líbia da Costa Rondon, CMEI Antônio Joaquim, CMEI Aurélia Correa de Almeida, CMEI Domingos Sávio, CMEI Eleuza Maria Souza Santos, CMEI Isabel Antunes, CMEI Isabel Pinto de Campos, CMEI Jayr Luisa, CMEI Joanita Benedita Teixera da Costa, CMEI José Mendonça, CMEI Manoel Rosa, CMEI Mariana Rodrigues, CMEI Miguelina de Campos e Silva, CMEI Nair Sacre, CMEI Wilson Sodre Farias, EMEB Abdala José de Almeida, EMEB Ana Francisca Barros, EMEB Ana Rosa Da Silva, EMEB Antônio Gomes, EMEB Ângela Jardim, EMEB Air Addor, EMEB Antônio Joaquim de Arruda, EMEB Antônio Salustio Areais, EMEB Apolônio Frutuoso, EMEB Aristides Pompeo de Campos, EMEB Ary Leite de Campos, EMEB Benedita Bernadina Curvo, EMEB Benedito Abraão Nassarden, EMEB David Mayer, EMEB Dr. João Ponce de Arruda, EMEB Ednilson Francisco Kolling, EMEB Eleusa Maria de Souza Santos, EMEB Elias Domingos, EMEB Elisa Maria da Silva, EMEB Eunice Cesar de Mello, EMEB Faustino Antônio da Silva, EMEB Gonçalo Domingos de Campos, EMEB Honorato Pedroso de Barros, EMEB Irenice Godoy, EMEB Joaquim da Cruz Coelho, EMEB Júlio Domingos de Campos, EMEB Lúcia Leite Rodrigues, EMEB Luís Reveles Pereira, EMEB Maria Barbosa, EMEB Mamed Untar, EMEB Manoel João de Arruda, EMEB Maria Barbosa, EMEB Maria das Graças, EMEB Mário Antunes de Almeida, EMEB Marilce Benedita de Arruda, EMEB Maria Pedrosa, EMEB Nair de Oliveira Correa, EMEB Napoleão José da Costa, EMEB Paulo Freire, EMEB Prof. Ruth Martins, EMEB Rita Auxiliadora, EMEB Salvelina Ferreira da Silva, EMEB Senhora Dirce Leite, EMEB Vereador Estevão Ferreira da Cunha, EMEB Vereador Zeno de Oliveira.

Por: Luana Silveira - Secom/VG