Assembleia Cidadã garante a participação popular no mutirão 'Prati-Cidade'

Ação de Cidadania
Assembleia Cidadã garante a participação popular no mutirão 'Prati-Cidade'

A ação acontece no dia 7 de junho (sexta-feira), no bairro Alameda, na Escola Estadual Manoel Correa de Almeida, localizada na Rua Manoel Lino Moreira (bairro Alameda)


05/06/2019    180

Os moradores dos bairros Alameda, Construmat, Vila Sadia, Aroeira e Vista Alegre - bairros que serão contemplados com os serviços de cidadania da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, o ‘Prati-Cidade’, participaram na noite desta terça-feira (04), da Assembleia Cidadã. A reunião teve por objetivo ouvir os anseios das comunidades, e ao mesmo tempo, fazer uma prestação de contas do que está sendo feito pela Prefeitura Municipal em cada localidade.

O encontro realizado na Escola Estadual Manoel Correia de Almeida, que nesta sexta-feira (07), estará abrindo o mutirão de cidadania, contou com a participação dos secretários municipais e representantes de entidades parceiras. De forma unânime, todos os moradores listaram como prioridade a pavimentação asfáltica nos bairros e também melhoria na rede de abastecimento de água.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar, explica que a Assembleia Cidadã é uma prática que visa apreciar proposições vindas da sociedade, e dentro das possibilidades da gestão pública, serão executados ações e serviços das pastas municipais. “A nossa expectativa é levar à comunidade serviços de qualidade a todos os bairros que serão atendidos durante o mutirão de cidadania. É nosso dever estarmos dentro das comunidades ouvindo as solicitações, melhorando o atendimento público e se possível atender a todas as demandas”, destacou.  

O vice-prefeito e coordenador dos serviços realizados na região do Grande Cristo Rei, José Hazama, disse que os bairros inseridos no ‘Prati-Cidade’ estão localizados em uma região carente, porém todos têm sido beneficiados com os serviços da administração pública, conforme a prioridade e recursos financeiros para a execução dos projetos. “Um exemplo é o bairro Alameda que foi contemplado recentemente com um Centro Municipal de Educação Infantil, e que ainda neste segundo semestre estará sendo contemplado também com uma Unidade Básica de Saúde que atenderá a toda a região. São obras importantes e que vem ao encontro dos anseios da população local”.

Hazama disse ainda que durante toda essa semana os bairros Alameda, Construmat, Vila Sadia, Aroeira e Vista Alegre estarão recebendo melhorias na infraestrutura com ações conjuntas das secretarias de Viação, Obras e Urbanismo e Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. “Servidores da secretaria de Obras já estão realizando a terraplanagem das ruas mais comprometidas, além de recape das vias que são utilizadas pelo transporte coletivo. Já equipes da Secretaria de Serviços públicos estão nesta semana realizando a troca de lâmpadas, pintura de meio fio, coleta de entulho e limpeza de boca de lobo, que são trabalhos que são realizados antes da grande ação de cidadania”, explicou.

Durante o ‘Prati-Cidade’ serão oferecidos mais de 40 serviços gratuitos à população, que poderão dar entrada na Carteira de Identidade, CPF, fazer agendamento de Carteira de Trabalho, além da declaração do Número de Inscrição Social (NIS). Para quem está fora do mercado de trabalho, o projeto oferecerá oficinas com encaminhamentos para uma nova oportunidade de trabalho.

O evento social conta ainda com a participação de instituições parcerias como Defensoria Pública, Procon, Fórum da Comarca de Várzea Grande, com serviços cartoriais; Conselho Tutelar, com orientações a comunidade; Polícia Ambiental que estará ministrando palestras educativas e stand com animais empalhados e o SESC que estará atuando com espetáculos e oficinas educativas.

A Escola Estadual Manoel Correa de Almeida está localizada na Rua Manoel Lino Moreira – bairro Alameda.

Por: Kátia Passos - Secom/VG