O Mutirão da Cidadania ‘Prati-Cidade’, que leva à população serviços gratuitos em diversas áreas, chegou nesta sexta-feira (7) a comunidade do bairro Alameda. Esta é a 15ª edição do projeto promovido pela prefeitura de Várzea Grande em parceria com entidades e órgãos do governo. A expectativa é que cerca de 3 mil  pessoas passem pelos serviços que estão sendo ofertados no mutirão durante o dia de hoje. 

“O 'Prati-Cidade' cumpre seu papel de aproximar o poder público da população, oferecendo atividades e serviços de qualidade. Neste evento que ocorre no Alameda repete o grande sucesso alcançado nos mutirões já realizados. Esse mutirão visa promover o acesso às ações públicas, tanto municipais como de órgãos parceiros a população desta localidade e também para facilitar a vinda de pessoas de todas as localidades vizinhas. A ideia é oferecer os atendimentos para aquelas pessoas que não tem condições de se deslocar até as sedes das secretarias”, afiançou o vice-prefeito, José Hazama durante abertura do evento, que ocorre na Escola Estadual “Manoel Correa de Almeida”.

José Hazama agradeceu a presença dos comunitários e disse que o evento atendeu as expectativas e certamente a população vai sair satisfeita com a eficiência na resolução dos problemas. “A prestação deste excelente serviço à população só foi possível graças ao trabalho voluntário de nossos servidores e parceiros. A intenção é  oportunizar as pessoas que elas resolvam os seus problemas e que possam desfrutar destes serviços, perto de casa", disse Hazama, que  também agradeceu o empenho dos voluntários.

O Vice-prefeito junto com o secretariado visitou todas as alas de serviços desta edição, conversou com moradores, interagiu com servidores, verificou a resolutividade dos atendimentos. Entre os serviços mais procurados estão os de saúde, entrada na Carteira de Identidade, CPF, agendamento de Carteira de Trabalho, declaração do Número de Inscrição Social (NIS), expedição de documentos (2ª via da certidão de nascimento, casamento), plastificação de documentos, fotos 3x4; SINE - cadastro para as vagas de emprego, entre outros serviços da Administração Municipal como os da Gestão Fazendária, Departamento de Água e Esgoto e Habitação.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar destacou a eficiência da ação. “Já esperávamos este sucesso porque a ação é ampla agrega serviços da municipalidade e parceiros. É uma forma rápida, simples e eficiente de solucionar um problema que possivelmente há anos dificultava a vida da pessoa. É o poder público mais próximo e dando respostas rápidas à população", afiançou dizendo ainda que a ação é uma ocasião ímpar de promover a cidadania e inclusão social dos que mais necessitam, que são também o foco da Administração Municipal.

O vereador Joaquim Antunes de Souza, representando a Câmara Municipal disse que “É muito gratificante ver a satisfação no rosto de cada uma das pessoas que estão recebendo esses serviços gratuitos. A satisfação e a felicidade de todos é o resultado que a gente vê de quem quer trabalhar pelas pessoas. É a marca desta administração municipal e essa parceria da Câmara Municipal, Prefeitura e entidades parceiras é de grande valia para toda a população do bairro, visto que as ações da Câmara Municipal, por meio das indicações parlamentares, tem obtido resultados no atendimento junto a Administração Municipal. E o 'Prati-Cidade' já mostrou para que veio, e a população tem a oportunidade de ser atendida nas suas necessidades”, disse.

Para o presidente do Bairro Alto da Boa Vista, Paulo Henrique da Silva, o mutirão social chegou em boa hora na comunidade, visto que os bairros de abrangência são carentes, e facilita a vinda dos moradores nesta ação para resolverem seus problemas, principalmente de saúde e vacinação das crianças. “Estávamos esperando para a chegada do mutirão em nossas comunidades. É como presente de natal. A maioria dos moradores  trabalham e não tem tempo de resolverem  problemas. E hoje tem a oportunidade de resolverem em várias áreas, pois o mutirão está organizado, e os serviços das secretarias municipais disponíveis. O departamento de Água e Esgoto e a Habitação são os serviços mais procurados por eles, além de saberem sobre o IPTU. Agradecemos a secretaria de saúde pelos vários serviços que hoje tem aqui, com a presença de médicos. Nós comunitários que representamos as comunidades temos só que agradecer a prefeita Lucimar Sacre de Campos”, disse ele.

Flávia Omar disse ainda que quando aproximam os serviços públicos do cidadão traz a eles conforto e resolve as dificuldades de acesso. É o caso de Dona Anita Alves, de 49 anos, que foi renegociar dívida no Departamento de Água e Esgoto. “Tivemos um problema de doença na família e apertou. Agora quero ver como está e tentar resolver. Precisamos estar em dia com nossas contas e ter o benefício da água tratada. Esse mutirão resolveu minha vida. Negociei e vou estar com tudo certinho”, disse.

Já Maria Helena Vicente, de 68 anos, foi saber como fazer para  conseguir a escritura da casa. “Eu já terminei de pagar minha casa há algum tempo e quero saber como por no meu nome. Quero o documento. Vim aqui na Habitação para saber o que fazer, porque é um sonho ter casa própria. Fiquei sabendo que já entregaram titulo definitivo para muitas pessoas em Várzea Grande. Então estou aqui para conquistar o meu título definitivo”, contou.

O 'Prati-Cidade' é uma idealização da secretaria de Assistência Social e atende nesta 15ª Edição moradores dos bairros Alameda, Construmat, Vila Sadia, Aroeira e Vista Alegre.