Educação leva atividade e entretenimento para público do Mutirão ‘Prati-Cidade’

Ação Social
Educação leva atividade e entretenimento para público do Mutirão ‘Prati-Cidade’

O tema escolhido para a ‘Contação de estórias’ da 15ª edição do mutirão ‘Prati-Cidade’ foi o Meio Ambiente e a Sustentabilidade


07/06/2019    293

Participante efetivo desde a primeira edição do Mutirão da Cidadania ‘Prati-Cidade’, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer leva diversas atividades, conhecimento e entretenimento ao público que é atendido durante sua realização.

De acordo com o secretário Sílvio Fidelis, as escolas da rede municipal de ensino tem no mutirão, uma oportunidade de mostrar ao público as várias atividades desenvolvidas, as práticas pedagógicas que aperfeiçoam o aprendizado e as manifestações artísticas e culturais que são promovidas pelos alunos, orientados pela equipe de professores, profissionais técnicos e gestores das escolas. “No mutirão, nossos alunos mostram um pouco do dia-a-dia dos processos pedagógicos e das práticas bem sucedidas que estão sendo implementadas em nossas unidades escolares”, declarou.

Na 15ª edição do Multirão ‘Prati-Cidade’, realizado nesta sexta-feira (7), a participação da Secretaria de Educação reuniu profissionais das áreas de pedagogia, artes visuais, cultura, esporte, além da participação da Banda Municipal, para levar atividades culturais, de lazer e entretenimento.

Logo na abertura do evento, os alunos da EMEB “Apolônio Frutuoso da Silva” cantaram o Hino de Várzea Grande com o acompanhamento da Banda Municipal. Em seguida, professores e técnicos realizaram atividades de desenho e pintura com as crianças. Um dos destaques das atividades foi a pintura facial com desenhos diversos que encantam os pequenos.

A equipe do Esporte organizou diversos campeonatos com a participação dos alunos. As disputas ocorreram nas modalidades de jogos de mesa como xadrez, damas e ping pong.

O ponto alto da participação da Educação no mutirão ficou por conta da atividade de ‘contação de estórias’ sob o comando da professora Alice Maria Pereira Ferreira, pedagoga com larga experiência na Educação Infantil e especializada na área. A professora se veste conforme as personagens que interpreta, as vezes como a boneca ‘Alice’, outras como bruxa ou fada, para contar histórias e levar o conteúdo pedagógico de forma lúdica as crianças.

“A contação de estória é uma maneira inovadora e diferenciada de levar as crianças noções de comportamento, valores, direitos, deveres e cidadania. Parece uma atividade simples quando acompanhada pelos adultos, mas tem todo um conhecimento científico que fundamenta as ações. Para desenvolver este trabalho, é preciso fazer um curso e treinamento específico”, explicou.

O tema escolhido para a ‘Contação de estórias’ da 15ª edição do mutirão ‘Prati-Cidade’ foi o Meio Ambiente e a Sustentabilidade por conta do Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho e da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, de 4 a 7 de junho com exposições de arte, redações, trabalhos manuais, aulas de campo e apresentações artísticas no Várzea Grande Shopping.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG