"Prati-Cidade" levou serviços de saúde com especialistas à população do Alameda

Ação de Cidadania
"Prati-Cidade" levou serviços de saúde com especialistas à população do Alameda

Foram ofertadas consultas com oftalmologista, psicólogo, odontólogos e clínico geral


07/06/2019    395

Está sendo realizada nesta sexta-feira, 07, no bairro Alameda, em Várzea Grande, a 2º edição de 2019 do mutirão socioassistencial 'Prati-Cidade'. A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande é parceira do evento oferece vários serviços aos moradores. Consultas com Oftalmologista, Psicólogo, Odontólogos e Clínico Geral são realizadas durante todo o evento que teve início às 8h e se encerra às 16h. 

O secretário Municipal de Saúde, Diógenes Marcondes esteve presente no evento e garantiu o total apoio e a participação da secretaria de Saúde em todas as edições do evento, trazendo cada vez novos serviços a disposição dos moradores. “A cada edição do mutirão 'Prati-Cidade', conseguimos expandir o número de serviços ofertados. Hoje, além dos médicos, estamos realizando triagem de atendimento, realizando o cadastro e atualizando o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), planejamento familiar, testes rápidos de glicemia, sífilis e HIV. Também atualizando a caderneta vacinal, temos todos os tipos de vacinas, distribuição de medicamentos, entre outros”, explica o gestor da pasta.

A ação acontece na Escola Estadual Manoel Correia de Almeida no bairro Alameda, em Várzea Grande. Equipes da Saúde realizam ainda trabalhos de aferição de pressão arterial, além de serviço de conscientização sobre a saúde da população e saúde bucal e diagnóstico e Orientação sobre Tuberculose. Assistência e Orientações dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Infantil, II e AD e do Consultório nas ruas.

Também marcou presença no evento o Serviço de Assistência e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) com distribuição de preservativos e orientações à exames, resultados e tratamentos realizados pela unidade. Participou do evento também o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com orientações de combates ao foco do mosquito Aedes aegypti e uma exposição de animais peçonhentos e sinantrópicos, além de orientações quanto à esses animais e medidas de prevenção a acidentes. 

A coordenadora do evento pela pasta, Josely Soares, disse que a Saúde já participou de todas as edições do projeto 'Prati-Cidade' e que todos os profissionais estão muito envolvidos com o mutirão de cidadania. “Essa é mais uma forma de levarmos atendimentos e serviços às famílias carentes e que residem em áreas mais afastadas da região central. Durante o mutirão, além das consultas médicas, os pacientes que necessitaram de exames médicos foram encaminhados para unidades de atendimento na rede SUS. Os pacientes que já tinham os exames foram diagnosticados e voltaram para cada com o medicamento em mãos”, informou. 

A estudante Priscila Almeida de Costa de 25 anos esteve no médico na semana passada onde realizou exames, mas não retornou. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar ao clínico geral o resultado dos exames, que diagnosticou e receitou a medicação que também foi entregue ali mesmo. “Esse mutirão é muito bom, todos os serviços são realizados de forma rápida e eficaz. Passei pelo médico, já vou sair daqui com os medicamentos e ainda aproveitei e trouxe minha filha que tomou vacinas que estavam atrasadas por falta de tempo para levá-la a uma unidade de saúde”, conta Priscila.   

Já o Senhor Ailton de Moraes Silva, nos contou que segue o mutirão 'Prati-Cidade'. Ele é morador do bairro Marajoara e veio para uma consulta de oftalmologista. “A minha última consulta com oftalmologista foi em um mutirão desse, agora preciso renovar o pedido para os meus óculos e se esperar pela rede demora muito mais, por isso já estava esperando esse mutirão e cheguei cedo aqui”, conta o aposentado de 71 anos.

Por: Letícia Kathucia - Secom/VG