Em uma ação conjunta do município de Várzea Grande, da Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos – MTU e da União Transportes, empresa concessionária dos serviços, foram entregues 20 novos ônibus para atender as 26 linhas do sistema de transporte coletivo municipal que atende 90 mil passageiros/dia.

Atualmente a frota total da União Transporte é de 69 carros, todos com elevador para cadeirantes e boa parte com ar condicionado. Ao todo, são feias 1.250 viagens/dia.

Em solenidade a prefeita Lucimar Sacre de Campos, acompanhada pelo senador Jayme Campos, por secretários municipais, pela diretoria da MTU e da União Transportes realizou a entrega dos 20 novos veículos que somados aos 44 entregues em sua gestão, totalizam 64 veículos apenas na atual gestão.

“Nossa exigência foi pela entrega de veículos novos com ar condicionado e outros benefícios, além da reforma e recuperação de outros que se encontram em uso”, disse Lucimar Campos assinalando que por se tratarem de ônibus com ar condicionado, wi-fi, elevador e rampa eletrônicos para acesso de portadores de deficiência, circuito interno com reconhecimento fácil para segurança dos passageiros, bilhetagem eletrônica e rastreador dos veículos elevaram a conta de investimento para o montante de R$ 9 milhões.

Com a entrega 66% da frota várzea-grandense de ônibus possuem menos de quatro anos de uso e esta é a primeira vez que ônibus municipais irão circular em Várzea Grande com ar-condicionado partindo dos bairros.

Outra inovação é o aplicativo de celular e tablets para que os usuários possam acompanhar os horários e itinerários que a empresa executa dentro do planejamento colocado em prática pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O aplicativo é de fácil acesso e pode ser consultado também no site da prefeitura de Várzea Grande pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br no ícone itinerários.

“Buscamos trazer e fazer sempre o que há de melhor para a nossa população. Os ônibus novos irão atender as linhas de maior demanda da nossa cidade, dando maior conforto aos nossos munícipes, que acreditam, moram, pagam seus impostos e precisam ter retorno. Mesmos com as dificuldades da economia brasileira estamos trabalhando firmes e cobrando as empresas que prestam serviços para nós, pois sabemos que nossa população depende desses serviços essenciais. Sabemos que nossa população precisa de serviços bem prestados e de qualidade. Ônibus com tecnologia de ponta, com menor emissão de gás carbônico e outros poluentes, respeitando as normas de acessibilidade e com segurança para um transporte coletivo de qualidade”, declarou a prefeita durante a entrega oficial.

Além de ar-condicionado os ônibus municipais recebem nova roupagem a partir de agora e passam a circular também nas cores azul e laranja, seguindo um único padrão. Cada veículo possui capacidade para 80 passageiros, sendo 45 sentados e seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que incluem elevador, rampa para cadeirante, deficiente, acento para obesos, gestantes e idosos. São todos equipados com ar condicionado, wi-fi, câmeras de segurança com reconhecimento facial, monitoramento remoto através de GPS e bilhetagem eletrônica. 

O senador Jayme Campos parabenizou a prefeita Lucimar Campos não somente pelos 20 novos ônibus zero quilômetros entregues nesta manhã, mas por todo o pacote de mobilidade urbana que tem sido desenvolvido. “Várzea Grande hoje possui o maior pacote de asfalto em vias públicas. Sejam novas vias, sejam recapeamentos. Todas obras de ótima qualidade. É um pacote completo de mobilidade urbana. Em um curto espaço de tempo, se não me engano, 36 meses, foram 44 novos ônibus. Quero parabenizar aqui também a parceria que o Poder Executivo vem fazendo com o Legislativo e, agradecer também a parceria com o movimento comunitário que é indispensável em uma administração. Somente com a integração de todos é que teremos uma cidade com mais justiça social e empregos para todos”, declarou o senador.  

Segundo o presidente da empresa concessionária União Transportes, Rômulo Cesar Botelho, o investimento feito, foi na ordem de R$ 9 milhões. “Os veículos são modelo Euro 5, os mais modernos que existem quando falamos em redução de poluentes que chegam a 35% e cada um recebe o selo Despoluir de Avaliação Veicular Ambiental. Somos uma empresa consciente”, declarou.

Além dos novos ônibus a atual administração entrega para a população várzea-grandense 300 novos pontos de ônibus. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, em 2017, cem novos pontos de ônibus foram construídos; em 2018 cem pontos de ônibus foram reformados; e este ano 100 novos pontos estão sendo instalados.

“Noventa mil usuários utilizam o transporte municipal, segundo os dados da União Transporte diariamente. É uma preocupação da nossa Gestora Municipal em oferecer um serviço de qualidade a todos, por isso estamos na linha de frente todos os dias cobrando e trabalhando para oferecer o melhor serviço ao cidadão”, disse Breno Gomes.

Kely Campos, mãe do garoto Miguel Wistone Campos de 08 anos que é cadeirante, moradores do bairro Construmat em Várzea Grande, aproveitaram para conhecer os novos veículos equipados com tecnologia. “Eu preciso do transporte público. Utilizo de segunda a sexta-feira, e com certeza novos ônibus com rampas, elevadores e cinto de segurança tanto para meu filho quanto para acompanhante trarão mais conforto e segurança para nossas viagens diárias”, declarou.

O secretário também anunciou que com os novos veículos os usuários de ônibus de Várzea Grande ganharam mais uma opção para verificar itinerários e pontos do transporte público na cidade. O aplicativo "Meu Ônibus MTU", que pode ser baixado gratuitamente na Play Store (Android) e Apple Store (iOS). Entre as informações, o programa mostra a previsão do horário em que os ônibus devem passar pelo ponto mais próximo do usuário.

“Por isso que o ônibus precisa de monitoramento remoto através de GPS, além é claro da segurança para os passageiros. Cada veículo é equipado com um GPS e uma antena GPRS, para transmissão de dados”, explica Breno, que completa, “para utilizar o aplicativo é necessário ter um smartphone com internet para ver os itinerários dos ônibus que estão circulando. O aplicativo traça um raio para mostrar todos os pontos que estão próximos do usuário. Se o usuário quer utilizar um ponto, ele seleciona o ponto e o aplicativo vai mostrar todas as linhas que passam naquele ponto e a previsão do próximo ônibus que deve passar naquele local”, explicou.

O aplicativo ainda disponibiliza um site com notícias sobre o transporte público e ainda tem uma área que serve para o consumidor registrar reclamações e sugestões de melhoria, tanto para o aplicativo quanto para os ônibus.