Educação Ambiental desenvolve projetos de práticas sustentáveis

Educação e Meio Ambiente
Educação Ambiental desenvolve projetos de práticas sustentáveis

São três projetos de educação ambiental que estão sendo executados no município: “Plantar e Cuidar”, “Projeto 3Rs” e “Semana Meio Ambiente”


08/07/2019    276

Tornar Várzea Grande referência na qualidade de vida, promovendo o seu desenvolvimento sustentável. Com este foco, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, apresenta projetos implementados de sustentabilidade que faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Várzea Grande. Ao todo, três projetos de educação ambiental são executados no município, sendo eles: “Plantar e Cuidar”, “Projeto 3Rs” e “Semana Meio Ambiente”.

Conforme a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias, o grande diferencial da atual gestão é o monitoramento sistemático de todas as ações com avanço exitoso e significativo na área. “Os projetos que executamos tem tido acompanhamento sistemático, o que mostra que o trabalho é feito com foco e revela o empenho da administração em apresentar resultados para a população”, destaca.

O projeto “Plantar e Cuidar”, visa o plantio de mudas como instrumento de aprendizagem para o Ensino Fundamental I e II na Área de Educação Ambiental. O Parque Flor do Ipê também recebeu a arborização da flora com a parceria do projeto, além de aulas práticas do projeto para os alunos de Várzea Grande.

A expectativa da Secretaria de Meio Ambiente é ter uma cidade mais arborizada, por meio dos projetos, além de outras atribuições, como aumentar o número de estabelecimentos licenciados, evoluindo cada vez mais os serviços do Departamento de Licenciamento Ambiental, maior controle contra os crimes ambientais, uma Educação Ambiental continuada e comprometida com a sensibilização dos cidadãos e, consequentemente a todas essas questões, um número reduzido do registro de ocorrências de danos ambientais praticados pelo cidadão.

“Depois de muito esforço já estamos colhendo o resultado e agora buscamos garantir a evolução da cidade para os próximos anos. O projeto ‘Plantar e Cuidar’, inclui atividades de práticas pedagógicas de educação ambiental ao ar livre como palestras, teatro e trilha nos parques do município. Contemplando ações e diálogos que abordam o plantio de árvores - tipos de substratos, germinação das sementes, cuidados com o meio ambiente, fauna e flora regional, noções de sustentabilidade, técnica do plantio de mudas e exposição de produtos feitos a partir de materiais recicláveis”, enfatizou a secretária.

Sendo contempladas dentro deste projeto, aulas de esporte, lazer e cultura. Projeto iniciou em 05 de abril de 2019, com a previsão de término em 10 de outubro de 2019.

Já o 'Projeto 3Rs' (Reciclar é Bom, Reutilizar é Melhor e Reduzir é Melhor Ainda) desenvolve atividades de Gincana Ecológica em 10 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de Várzea Grande, estimulando a reflexão sobre a coleta seletiva dos materiais recicláveis na comunidade escolar.

“As gincanas são organizadas com as devidas pontuações, as coletas de resíduos são realizadas pela RECICLATE. A EMEB que atingir o primeiro lugar em kg de resíduos arrecadados oportunizará aos alunos selecionados aula de campo no SESC Pantanal em Poconé, o segundo lugar aula de campo no Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande”, explicou a coordenadora de Educação ambiental e subsecretária de Meio Ambiente, Viviane Souza Nascimento.

O projeto conta com a parceria Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a RECICLATE. O início das coletas nas escolas começou em 09 de abril, o encerramento ocorrerá em 13 de setembro. A apresentação e entrega dos prêmios para as EMEBs participantes será no dia 25 outubro.

A “Semana do Meio Ambiente” integra mais um projeto da Pasta em parceria com Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer. Neste ano o evento reuniu centenas de alunos no Várzea Grande Shopping com palestras sobre a sustentabilidade; tour na Fábrica Marajá para conhecimento das práticas sustentáveis. A ação também contou com teatros e entrega de mudas de plantas frutíferas e nativas do cerrado mato-grossense.  

De acordo com a secretária Helen Farias, o Programa Municipal de Educação Ambiental orienta suas ações, de modo, a assegurar no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política de Várzea Grande.

“Considerando-se a Educação Ambiental como um dos elementos fundamentais da gestão ambiental, desempenha importante papel na orientação de agentes públicos e privados para a reflexão e construção de alternativas que almejem a Sustentabilidade equilibrada e ecologicamente correta”, concluiu a secretária.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG