Projeto A3P avança na prática de sustentabilidade na Administração Pública

Ações Conjuntas
Projeto A3P avança na prática de sustentabilidade na Administração Pública

A finalidade visa o repensar, o reduzir, e o reaproveitar os resíduos recicláveis produzidos na Administração Pública de Várzea Grande


10/07/2019    221

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio do 'Projeto A3P' - Agenda Ambiental na Administração Pública - iniciou nesta semana uma ação de conscientização e sensibilização nas Secretarias Municipais. A finalidade visa o repensar, o reduzir, e o reaproveitar os resíduos recicláveis produzidos na Administração Pública de Várzea Grande.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias, o objetivo do projeto é coleta seletiva nas secretarias municipais de papeis e vasilhames e integrar as políticas públicas de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento da responsabilidade cidadã. A sustentabilidade ambiental também é cuidar para não poluir as águas, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos, entre outras ações. Nós com o 'Projeto A3P' estamos integrando um item que é a reciclagem do lixo. Produzimos muito lixo de papel e vasilhames na administração pública. Este descarte correto evita poluição do meio ambiente parece uma pequena atitude mas é grande quando este lixo produzido não cai na natureza e sim no destino certo para a reciclagem

“O ideal é que a coleta dos resíduos recicláveis seja composta pela conscientização para o meio ambiente, adoção do consumo responsável, redução do desperdício e o respeito à natureza. Além da questão ambiental, é importante o envolvimento de todos servidores públicos no recolhimento de materiais recicláveis para encaminhamento a associação de catadores, demonstrando que é possível gerar empregos e ser solidário até com resíduos”, frisou a secretária.

A secretária acrescenta ainda que as mudanças de hábitos e as novas atitudes de consumo podem ter na população, um elemento sensibilizador, visando às novas posturas e comportamentos para com os resíduos recicláveis; no trabalho ou na família, contribuindo para o cidadão ser grande formador de opinião, em um processo de reeducação para o consumo consciente e sustentável.

De acordo com a subsecretária e coordenadora do projeto, Viviane Souza Nascimento, esta fase do projeto tem intuito a coleta seletiva de recipientes vazios de produtos de limpezas por troca de recipientes cheios. “Foram instalados BAGS - bolsas para coletar - resíduos no almoxarifado central da Prefeitura Municipal. As Secretarias requisitam materiais e produtos de limpezas para uso, porém na mesma ocasião tem a oportunidade de levar todos recipientes vazios utilizados no setor, os vasilhames são depositados nos BAGS”.

Faz parte também do cronograma do projeto a disponibilização de caixas recicláveis para armazenagem de papeis em todas as Secretarias Municipais. “Para que haja o descarte apropriado se criou à medida que visa à destinação correta do papel, que é enviar para reciclagem”, frisou a coordenadora.  

O 'Projeto A3P' é coordenado pela Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com todas as secretarias municipais e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASMATS), vencedora do credenciamento chamamento público 01/2018, sem custo para o município de Várzea Grande.

O projeto tem comissão própria formada, por meio do Decreto 11/2019, que preceitua a participação de dois representantes legais - 1 presidente e 1 suplente de cada Secretaria. “Estes integrantes são responsáveis para executar trabalhos do 'Projeto A3P', na sua respectiva secretaria como multiplicador de conhecimentos aos demais servidores da Pasta. Os integrantes participam também ativamente de encontros mensais para deliberação das medidas proposta pelo projeto”, destacou Viviane.

De acordo com a coordenadora do projeto, a associação (ASMATS) passa todas as segundas-feiras no almoxarifado central da Prefeitura Municipal para coletar tantos os recipientes recicláveis de produtos de limpeza, quanto também para recolher os papeis de todas as secretarias. As secretarias que demandam um volume maior de consumo de papel podem solicitar a associação, para retirada do excesso de papel quando necessitar.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG