Buscando a otimização dos serviços da Rede de Atenção a Saúde e melhoria no andamento dos serviços, além de dar agilidade nos encaminhamentos conforme as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde de Várzea Grande, uma equipe da Central de Regulação vem realizando capacitação in-loco junto aos servidores das Unidades de Saúde, responsáveis pela operacionalização do Sistema de Regulação – SISREG, na Referência e Contra - Referência dos usuários do Sistema Único de Saúde. 

O Sistema atende aos pacientes que necessitam serem encaminhados para hospitais de maior complexidade como exemplo para leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTI disponíveis. Esse serviço é realizado via Sistema on line SISREG para a Central de Regulação de Urgência e Emergência - CRUE, garantindo assim acesso aos usuários SUS de forma rápida e qualificada.    

O treinamento está sendo realizado para os profissionais do Hospital e Pronto Socorro, Upas do Ipase e Cristo Rei  Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei foi realizada a capacitação na última semana do mês de junho. A capacitação é feita individualmente com cada servidor a fim de aplicar o conhecimento da teoria para a prática visto que se trata de um sistema de informática. Nesta primeira semana do mês de julho o treinamento está sendo aplicado aos servidores da Upa Ipase e do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande. Além das capacitações, estão sendo feitos investimentos em equipamentos de informática (computadores e impressoras), nas unidades.

O Superintendente de Controle, Avaliação e Regulação, Wellyngton Alessandro Dolce, explica que o treinamento também prepara os servidores das UPA’s e do Pronto Socorro para os casos ambulatoriais. “Os profissionais não apenas orientam os usuários a qual unidade procurar, mas, também realizam o encaminhamento do paciente para as unidades que seja referência para o atendimento no qual ele necessita. Assim o paciente já sai sabendo do passo a passo do seu tratamento”, explica o superintendente.

Na última sexta-feira, 28, foi realizada oficina de socialização dos serviços em Regulação para os profissionais (médicos e enfermeiros) das Unidades Básicas de Saúde de todo o município, na sua Referência e Contra - Referência. 

A Equipe da Superintendência de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria irão realizar ainda no mês de Julho 2019, capacitação com todos servidores em Regulação Ambulatorial e Hospitalar e Sistema de Regulação. A utilização do Sistema estava em fase de testes e a partir de agora passa a ser o mecanismo oficial de alimentação de dados relacionados às consultas e exames.