Alunos da rede municipal de Várzea Grande participaram na terça-feira, dia 9, do Projeto “A Escola vai ao Cine Teatro”, realizado no Cine Teatro Cuiabá, promovido pela Associação Cultural Cena Onze. As sessões ocorreram nos períodos matutino e vespertino com a participação de 380 alunos de oito Escolas de Educação Básica.

De acordo com a subsecretária Benedita Santana Ponce, a participação dos alunos de Várzea Grande foi possível através de uma parceria celebrada este mês entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Associação Cultural Cena Onze, que administra o Cine Teatro.

A parceria vai beneficiar os estudantes da rede pública municipal até o final do ano com idas ao cinema, em um momento lúdico de aprendizado. “Essa parceria é uma excelente oportunidade para nossos alunos poderem conhecer e visitar esse importante espaço cultural de Mato Grosso. O Cine Teatro tem um grande valor histórico e já foi palco de várias manifestações artísticas da capital mato-grossense. A experiência certamente vai contribuir com a formação cidadã de nossos estudantes”, destacando que o Cine Teatro foi inaugurado em 1942, se localiza bem no centro da capital e tem capacidade para 515 pessoas.

O diretor da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, disse que logo após tomar conhecimento das atividades culturais que estão sendo desenvolvidas nas escolas da rede pública, sobretudo depois da implementação do Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, com aulas da dança, teatro, música e modalidades de reforço no contraturno escolar, pôde perceber o potencial dos alunos, através dos bons resultados alcançados na participação das escolas em projetos como o Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) e de outros como o Projeto ‘Um por Todos/Todos por Um’ do Ministério Publico Estadual.

Para Ferreira, além da parceria que está propiciando aos alunos conhecer e poder participar do Projeto “A Escola vai ao Cine Teatro”, assistindo a bons filmes, a ideia é sugerir políticas públicas para fomentar o teatro amador nas escolas da rede pública e formatar um projeto para que o município possa ter seu próprio Festival Estudantil de Teatro a partir do próximo ano.

“Na reunião com a Subsecretária Benedita Ponce, juntamente com a Superintendente Pedagógica Gonçalina Rondon, pudemos tratar sobre vários temas do universo cultural e também sobre as possibilidades da realização do Festival Estudantil de Teatro de Várzea Grande, que seria um caminho natural em virtude dos trabalhos que estão sendo feitos nas escolas e o bom nível das peças teatrais”, declarou Ferreira, lembrando que o município de Cuiabá já conta com um Festival de Teatro, por meio do Projeto Siminina, criado em março de 1997, com o objetivo de mudar para melhor a vida de meninas com idade entre sete e 14 anos, que se encontravam em situação de vulnerabilidade social.