Inicia em Várzea Grande o curso básico de Proteção em Defesa Civil

Capacitação
Inicia em Várzea Grande o curso básico de Proteção em Defesa Civil

A capacitação é voltada aos servidores públicos de Várzea Grande e Guarda Municipal


24/07/2019    327

A Prefeitura de Várzea Grande por meio da Defesa Civil de Mato Grosso deu início nesta quarta-feira (24) ao curso básico de Proteção em Defesa Civil. A capacitação é voltada aos servidores públicos de Várzea Grande e Guarda Municipal. O curso que acontece na sede da Guarda Municipal, será realizado em duas etapas, primeiro com servidores que atuam nos setores de gestão e logística, e segunda etapa com voluntários. A primeira etapa com carga horária de 25 horas, em período integral, e a segunda com 20h, com certificado registrado em Diário Oficial.

Nos dias 27 e 28 de julho será realizado o Curso de Voluntários de Defesa Civil, voltado para pessoas voluntárias, podendo também pertencer ao quadro de Recursos Humanos da prefeitura. Nesta etapa os participantes estarão sendo capacitados para lidar com os conflitos que possam surgir durante o desempenho das funções. O curso, com carga horária de 20h, ofertará aulas, atividades e debates sobre temas relacionados à defesa civil, e será realizado no Centro Universitário de Várzea Grande - Univag – Bloco 4 – Auditório I, também em período integral.

O coordenador de Prevenção e Preparação – órgão que integra a Defesa Civil de Mato Grosso, Tenente Luiz Carlos Costa, destacou a importância da realização do evento, bem como os cuidados e medidas que o município de Várzea Grande deve executar na prevenção de possíveis intempéries, seja de ordem climática, a exemplo de tempestades, enchentes, ou provocadas por outras situações.

O tenente Luiz Carlos explica que a Defesa Civil é um conjunto de ordens, que envolvem todos os setores da administração pública, cada qual com a sua função, por isso mesmo é essencial que todos estejam preparados para qualquer desastre que posso ocorrer. “Essa capacitação seguida de treinamento é mais uma importante ferramenta de gestão que o município de Várzea Grande está tendo, e que irá contribuir de forma mais ágil sobre as ações e atribuições da Defesa Civil, em ocorrências”.

Luiz Carlos Costa explicou também que, em Várzea Grande, bem como na maioria dos municípios do Estado, uma das questões que mais preocupa é com relação à construção de casas em áreas consideradas de risco. Muitos moradores ignoram os alertas e insistem em edificar lares nestes locais e permanecem sob todos os riscos, por exemplo, em áreas de várzea, ou perto de córregos, em áreas de preservação ambiental, com mananciais de água, entre outros. “Daí é importante que o município tenha o mapeamento desses locais e que faça de forma preventiva conscientização da população para que não ocupem essas áreas apresentando os riscos efetivos que poderão ter”, alertou o tenente.   

O secretário de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Evandro Homero Dias explica que durante o curso serão apresentadas as mais variadas situações que poderão ocorrer, por isso é necessário que todos os envolvidos nesta capacitação estejam sincronizados, a fim de consolidar conteúdos de gestão de risco e proteção de defesa civil, com ênfase na atuação municipal. “O conteúdo aplicado servirá como unidade de referência da superintendência de proteção de defesa civil. Todos os participantes serão avaliados de forma continuada durante cada módulo, por meio das atividades práticas e respostas aos questionamentos”, explicou.

A coordenadora da Defesa Civil de Várzea Grande, Guarda Municipal Cristiane Prado, disse que o município tem trabalhado de forma preventiva nas áreas consideradas de risco, seja na conscientização dos moradores, ou no monitoramento dos locais. “Estamos atentos ao fato, principalmente porque esses moradores de áreas de risco são pessoas mais vulneráveis e que demandam atenção redobrada, na iminência de um possível desastre”, informou.   

A coordenadora disse ainda que a Prefeitura Municipal tem desenvolvido uma política de qualificação, voltada para a excelência dos serviços prestados à população. “Especificamente, no caso da Guarda Municipal, a capacitação é essencial uma vez que atuamos diretamente nas ações de enfrentamento, por isso mesmo precisamos estar preparados de forma física e mental para qualquer chamado”.

As pessoas interessadas em participar do Curso de Socorrista, que será realizado no Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG-, nos dias 27 e 28 de junho - como voluntários, deverão fazer a inscrição no local, ou pelo site www.defesacivil.gov.br. No ato da inscrição a colaboração é de um quilo de alimento não perecível. 

Por: Kátia Passos - Secom/VG