Famílias do Parque do Lago compareceram no Projeto 'Alegria na Praça'

Interação
Famílias do Parque do Lago compareceram no Projeto 'Alegria na Praça'

O projeto tem o propósito de ocupar espaços públicos com eventos culturais


29/07/2019    356

Moradores do Parque do Lago, na região do grande Cristo Rei, receberam na tarde do último domingo, dia 28, o Projeto 'Alegria na Praça', promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Defesa Social.

A população se reuniu na principal praça do bairro para prestigiar as atrações artísticas e culturais que tiveram início após às 18h. A Banda Municipal abriu os festejos com retretas e números musicais de vários gêneros que agradaram ao público. Em seguida houve uma apresentação com dançarinos de hip hop, orientados pelo professor Sandro Silva.

O aulão de Zumba, já tradicional nas edições anteriores do projeto 'Alegria na Praça', contagiou os presentes com o ritmo marcante da música pop eletrônica acompanhada pela Banda Municipal e pelos participantes adeptos ao condicionamento físico.

O Coral Vésper da Escola Estadual ‘José Leite de Moraes’ sob a regência do professor Odenir Sebba, apresentou vários números musicais coreografados. A apresentação do grupo também contou com números da orquestra de violinos, comandada pelo professor Odenir, que foi muito aplaudida pela plateia. Para o regente, a oportunidade de mostrar o talento e o trabalho dos estudantes de Várzea Grande por meio do Projeto 'Alegria na Praça', compensa o esforço da equipe de se preparar e mesmo de abrir mão do dia de descanso em nome da arte.

O projeto 'Juventude Ativa' foi a atração seguinte com os integrantes executando violões e outros instrumentos para a apresentação de vários sucessos da música sertaneja e músicas regionais.

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica 'Salvelina Ferreira da Silva' foram a grande atração da noite, apresentando sua quadrilha, premiada na competição de quadrilhas do FestJu/VG, realizada no mês de junho no bairro do Ipase, além de uma encenação sobre conto folclórico regional, com uma super produção de fantasias e adereços.

De acordo com a Superintendente de Cultura, Maria Alice Barros, o projeto 'Alegria na Praça' é uma grande oportunidade para o público conhecer um pouco do trabalho artístico que vem sendo desenvolvido pelos profissionais da educação nas escolas da rede municipal. “Temos um grande potencial artístico e cultural e é nas escolas que conseguimos passar um pouco de nossas tradições para nossa juventude”, declarou.

A dona de casa, Amélia dos Santos Silva, residente no bairro há mais de 20 anos foi com as filhas Isabela, 12 e Letícia, 9, acompanhar as apresentações do Projeto 'Alegria na Praça'. Ela achou muito bom ter um evento desta natureza na praça do bairro onde mora. “A gente pode sair e levar as crianças para assistir as apresentações. Minhas filhas estão estudando na escola aqui do bairro e sempre que tem apresentação delas lá, eu faço questão de ir e levar a minha mãe também,  eu acho que é uma forma de valorizar o esforço delas e das professoras”, comentou.

Para o secretário Silvio Fidelis a integração dos alunos com o público é importante para fomentar e incentivar a participação dos pais e responsáveis pelos alunos na escola. “Quando podemos mostrar para o público os trabalhos artísticos que estamos realizando com os nossos alunos nas escolas, queremos evidenciar que o processo pedagógico de aprendizagem tem que avançar além do convencional para proporcionar uma bagagem mais ampla, este é o legado que queremos deixar”, declarou.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG