O secretário de Educação, Cultura, Esporte de Lazer, Silvio Fidelis está participando da Décima Sétima Edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, que teve início na terça-feira, 13 e segue até o dia 16 em Mata de São João, na Costa do Sauípe (BA). 

O governador da Bahia, Rui Costa, marcou presença na abertura do Fórum. Ele afirmou que é necessário defender uma educação universal e gratuita para todos os brasileiros. O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, frisou que o objetivo principal da instituição é promover educação de qualidade para o povo brasileiro.

Com o tema: Qualidade da Educação, Financiamento, Gestão e Aprendizagem, o encontro reúne cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e profissionais da educação de todo país para debater os assuntos relativos ao tema, com destaque para o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação.

Nos quatro dias de programação, os participantes também vão debater temas sobre o futuro da educação básica, tais como ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

Para o secretário de Educação do município de Várzea Grande, Silvio Fidelis, que também é presidente da UNDIME/MT, o Fórum é realizado em um período de intensas discussões no que diz respeito ao financiamento da Educação, mais especificamente ao Fundeb, cujo prazo de vigência se encerra em 2020. “O 17º Fórum Nacional da Undime é promovido num momento determinante na formação de gestores e educadores, pois tradicionalmente consiste em um espaço democrático de debate sobre os cenários postos para a educação”, pontuou.

Organizada em conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, a 17ª edição do Fórum Nacional ainda está promovendo visitas dos participantes às salas de atendimento governamental — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Secretaria de Alfabetização (Sealf) e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) — ambas do MEC.

No evento se encontram ainda estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, Unicef e Uncme) e de empresas credenciadas.