Educação participa de formação do Programa União Faz a Vida

Parceria
Educação participa de formação do Programa União Faz a Vida

O programa é uma iniciativa do Social Sicredi e faz parte do processo de aperfeiçoamento de professores que objetiva oferecer suporte necessário a metodologia e reflexão sobre as práticas pedagógicas


19/08/2019    143

A sub secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Benedita Santana Ponce, juntamente com a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, representaram Várzea Grande durante o Encontro de Secretários de Educação do Programa “A União Faz a Vida!”, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, realizado nos dias 15 e 16 de agosto em Cuiabá.

O encontro fez parte do processo de aperfeiçoamento de professores das escolas que participam do programa, com objetivo de oferecer o suporte necessário em relação a metodologia do projeto e trazendo uma reflexão sobre as práticas pedagógicas ativas.

A formação também fez relação com a Base Nacional Comum Curricular, além de debater o processo de transformação e as mudanças de paradigmas que estão em marcha nos municípios que estão apostando na capacitação dos profissionais e professores, fomentado o trabalho inovador na escola e comunidade em geral.

Para a sub secretária Benedita Ponce, iniciativas como a do grupo Sicredi vem ao encontro dos esforços que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação está envidando para a valorização dos professores, elevando a auto estima dos profissionais da educação, possibilitando uma outra visão acerca do processo ensino/aprendizagem. “O  foco é o aproveitamento de todas as ferramentas disponibilizadas ao longo de várias parcerias empreendidas pela Educação de Várzea Grande, direcionadas a capacitação técnica de nossas equipes que tem garantido o melhoramento dos índices de aprendizagem de nossos alunos” declarou.

O gerente de Desenvolvimento do Corporativismo do Sicredi, Efraim Gilberto Ricca, afirmou que o Encontro dos Secretários de Educação é promovido todos os anos, com o objetivo de proporcionar troca de experiências entre os participantes e conhecer um pouco da realidade dos outros municípios, suas demandas em comum e suas experiências exitosas. “O evento foi todo pensado para facilitar a vida do gestor e sua relação com as escolas”, disse; ressaltando que atualmente o programa atende 27 municípios em Mato Grosso e nosso processo de expansão vai abranger municípios dos estados do Pará, Rondônia e Acre.

Ainda de acordo com o gerente, a capacitação do Programa A União Faz a Vida tem por base a metodologia por projetos e metodologias ativas. O objetivo da metodologia é fazer com que o aluno seja o protagonista do seu processo de aprendizagem e o educador o mediador.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG