Escolas de Várzea Grande são premiadas em competição de bandas e fanfarras

Troca de Experiências
Escolas de Várzea Grande são premiadas em competição de bandas e fanfarras

A 5° Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, ocorreu no município de Sorriso, no último domingo


27/08/2019    277

Representando o Município de Várzea Grande, as Escolas Municipais de Educação Básicas - Emebs - Dirce Leite de Campos, Profª. Irenice Godoy de Campos e Silva e Prof. Lenine de Campos Póvoas, participaram da 5° Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, no município de Sorriso. As Escolas de Várzea Grande conquistaram as 1°, 2° e 3° colocações para o município em diversas modalidades. O evento ocorreu no último domingo, na praça da Juventude. O encontro ainda reuniu estudantes e músicos de Mato Grosso, Rondônia e Acre.

A competição garantiu ranking para eventos nacionais promovidos pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras. Com a conquista, as escolas se classificaram para o campeonato Brasileiro, que será realizado entre os dias 7 e 8 de dezembro, no município de Senador Canedo, Estado de Goiás. A EMEB Dirce Leite de Campos, primeira colocada garantiu vaga na Banda de Percussão Simples e na Categoria Infanto Juvenil, a EMEB Irenice Godoy conquistou o troféu de segundo lugar nas categorias, Corpo Musical (Banda de Percussão Simples, Infanto Juvenil) e Corpo Coreográfico (Geral Infanto Juvenil) e por fim o troféu de terceiro lugar ficou com a EMEB Lenine de Campos Póvoas nas categorias, Pelotão Cívico e Corpo Coreográfico (Geral Infanto Juvenil).

O evento que já se tornou parte do calendário cultural do município de Sorriso reuniu aproximadamente 30 delegações, divididas em oito categorias, sendo elas: Corpo Musical, pista, regência, corpo coreográfico, capitão, pelotão cívico, balizas e balizadores.

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, enalteceu o evento e parabenizou as equipes das escolas da rede de Várzea Grande. “Ver nossas escolas se destacando no cenário estadual demonstra a capacidade dos alunos várzea-grandenses e reforça a importância de ações desenvolvidas pelas escolas municipais como a fanfarra, que cumpre a determinação de universalizar o ensino da música na grade curricular estudantil”, destacou Fidelis, explicando ainda o secretário que o evento tem como objetivos estimular a organização de Bandas e Fanfarras, contribuir para a formação social, formação cultural e artística, desenvolver espírito de equipe, contribuir para o desenvolvimento do espírito de responsabilidade e respeito individual e comunitário.

José Márcio de Oliveira, regente da Fanfarra da EMEB Lenine de Campos Póvoas, ressaltou a importância do apoio recebido pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande e da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. "Nós ficamos muito felizes com o terceiro lugar na copa de fanfarra, pois nós tivemos apenas 15 dias para ensaiar e levar uma apresentação bela para todo mundo. Eu como regente quero agradecer aos meus alunos, pois foram dias de muitos esforços, tanto por parte da direção, dos professores, dos próprios alunos e suas famílias, como também por aqueles que trabalhavam incansavelmente para que os ensaios saíssem conforme havíamos planejado. Quero agradecer todo apoio da Educação Municipal, que nos proporciona a mostrar os talentos dos nossos alunos e cada vez mais conquistar medalhas e sermos orgulho para Várzea Grande”, disse Márcio.

A diretora da Emeb, Lenine de Campos Póvoas, Maria de Fátima Ferreira de Santana, disse que todos os alunos que fazem parte da banda de fanfarra, são integrantes do Projeto Escola em Tempo Ampliado (ETA), cujo propósito foi o de levar os alunos para o concurso para interagirem e na busca de novos horizontes no aperfeiçoamento técnico do grupo.

“Queríamos esse tipo de experiência, de participar deste evento de grande porte para o enriquecimento técnico do grupo. Voltamos com a certeza de que Educação de Várzea Grande tem feito grande diferença na vida social dos alunos não só no pedagógico como também no cultural. É gratificante o resultado para toda comunidade escolar pois temos a certeza de que vamos trazer títulos para nossa cidade e mais qualidade de vida aos nossos alunos”, pontuou Fátima.

A estudante Brenda Cristina da Silva, que participa da Banda da EMEB Lenine de Campos Póvoas, e que toca o instrumento musical Lira, relata que fazer parte da banda é motivo de orgulho. “A experiência adquirida no evento foi agregadora, pois lá eu pude mostrar o que eu sei fazer, que é tocar o Lira, instrumento meio complexo de se aprender. Lá eu pude também trocar experiências com os alunos de outras escolas, e aprender com eles também, considero uma das melhores experiências que já tive, porque eu nunca havia participado de uma competição de banda, e além disso trazer o título para a escola e para a cidade de Várzea Grande, é uma grande satisfação”, pontuou a estudante.

Para Priscilla Henchen, diretora de eventos da Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Sorriso (ACBAFAS), a realização desse evento é de extrema importância para o calendário local. “Idealizar e concretizar este projeto é extremamente relevante para que se incentive na população local, o gosto pela cultura. Também é de extrema importância para a formação individual social de cada jovem que vem participar, além de promover intercâmbio cultural entre as corporações musicais”.

O corpo de jurado foi composto por renomados nomes no cenário de bandas e fanfarras, sendo eles: Silas Borges (Belém-PA), Leandro Simplício (Goiânia-GO), Washington de Oliveira (São Paulo – SP), Wilter Junior (Sorriso-MT), Gabriel Ferreira (São Paulo – SP), Dyego Moreira (Goiânia-GO); Wander Nogueira (Rio de Janeiro – RJ); Hudson Quirino (Aracaju – SE), Karla Gnoato (Sorriso – MT) e Júlio Souza (Sorriso/MT).

Por: Luana Silveira - Secom/VG