Durante os períodos de maior necessidade, como a estiagem prolongada, a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana realiza uma série de operações especiais, dentro das metas programadas para o segundo semestre do ano. Uma das metas da secretaria é a de dinamizar e intensificar o trabalho de manutenção da limpeza pública na cidade, nesta época. Nesta semana a varrição manual está concentrada em quatros pontos, nos bairros Panorama e Manga, além das Avenidas 31 de Março e Mário Andreazza e Região Central.  

O titular da pasta, Breno Gomes, explica que manter a cidade limpa é uma responsabilidade da sua secretaria e que as equipes que executam o trabalho, em Várzea Grande, tem conseguido atender a demanda em todas as localidades, isso porque é definido o cronograma de trabalho para cada localidade, porém a região central e o corredor comercial, onde se concentra também as redes bancárias, são intensificados os serviços. “Nesta época de estiagem prolongada as equipes realizam operações especiais para evitar as queimadas urbanas, em pontos onde existem muitos terrenos baldios ou abandonados. Equipes de fiscalização atuam nas notificações dos casos irregulares, onde donos de terrenos vazios não mantém limpo. Outro fator para esta ação é não deixar a formação de bolsões de lixo em bairros mais distantes do centro da cidade. A prática é criminosa, e a secretaria conta com a colaboração da população para denunciar”, explica Breno Gomes.

Além da limpeza pública, a pasta realiza também a coleta de entulhos, pintura de meio fio, poda de árvores e a coleta de lixo que são atividades que estão inseridas dentro da normativa legal executada pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.  

Considerado um dos setores que mais utiliza mão de obra, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana manteve no primeiro semestre deste ano, o planejamento estratégico que era o de atender 100 bairros, sem comprometer a rotina de trabalho já definido para cada região, meta esta atingida. Neste segundo semestre a meta é atender mais 100 bairros conforme o planejamento pré-estabelecido para este final de ano.

Segundo ainda o secretário, a divisão da cidade por regiões tem facilitado a execução dos trabalhos o que tem resultado em ações mais rápidas e precisas. “Atualmente contamos com quatro frentes de trabalhos, sendo que três destas equipes operam nos bairros que englobam a região Centro Sul e outras localidades, e uma equipe trabalha especificamente nos bairros que compõem o grande Cristo Rei”.  

O secretário também frisou que ainda que um determinado bairro tenha recebido o serviço de limpeza geral ele pode ser novamente contemplado com essa atividade, de acordo com a demanda e a necessidade da realização do trabalho na localidade.

Solicitações de Serviços: As demandas da região do grande Cristo Rei podem ser encaminhadas diretamente na sede da Administração Regional – localizada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos.

Já as demandas de outras regiões podem ser registradas na sede da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana - na Avenida Castelo Branco – 2500 – Paço Magalhães, ou pelos fones: Disque Serviços Públicos (3688-8034 e 3688-8035) ou Ouvidoria Cidadã (0800 647.4142).

“Essa comunicação direta com os munícipes nos permite articular redes de serviços públicos, oportunizando não só as operações de limpeza urbana, mas todos os serviços públicos que compõem as pastas da administração municipal”, concluiu o secretário Breno Gomes.