A secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informa a população em geral que em decorrência do curso que será ofertado aos profissionais de enfermagem de Qualificação das Práticas de Vacinação, atualização 2019, algumas unidades de saúde terão horários de atendimento para vacinação alterados e outras com suspensão no período em que ocorrerá o curso, de 02/09/2019 a 06/09/2019, sem prejuízo aos usuários do Sistema Único de Saúde, pois o atendimento será garantido em unidades próximas.

As alterações de atendimento vão ocorrer nas seguintes unidades:

Clínica de Atenção Primária à Saúde Vitor Marques P. Malheiros - localizada no bairro Cristo Rei, funcionará neste período de curso, somente no período da manhã das 7h às 13h. No período vespertino, os pacientes que necessitarem do atendimento de vacinação, terão o atendimento garantido na unidade -ESF- Estratégia de Saúde da Famíia - Binoca Maria da Costa localizado no bairro da Manga - Região do Grande Cristo Rei.

No Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira localizado no bairro Água Limpa, não haverá atendimento de vacinação, os pacientes serão atendidos no Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia.

Na Clínica de Atenção Primária à Saúde Moacyr de Lannes, localizada no Jardim Glória, não haverá o atendimento de vacinação, os pacientes serão encaminhados para usufruir dos serviços na unidade – ESF - Estratégia de Saúde da Família, Maria Galdina da Silva - localizada no bairro Vila Arthur.

No Centro de Saúde Jardim Imperial o atendimento ficará suspenso. Os Usuários do SUS deverão procurar a unidade – ESF - Estratégia de Saúde da Família Maria Galdino da Silva localizada no bairro Vila Arthur.

Na Unidade – ESF- Estratégia Saúde da Família, Maria José Pedrosa localizada no bairro Capão Grande não haverá o atendimento de vacinação, os pacientes serão orientados a procurar a Clínica de Atenção Primária à Saúde, Miguel Baracat, localizada no bairro 24 de Dezembro ou na unidade -  ESF - Estratégia de Saúde da Família, Luirico Ferreira Magalhães localizada no bairro Souza Lima.

Na Unidade Básica de Saúde Celina Batista Dantas, localizada no bairro Ouro Verde não haverá o atendimento de vacinação, os pacientes serão encaminhados para o Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia.

Como explica a Superintendente de Atenção Básica, Celina Thereza Bernardes, somente o atendimento do serviço de vacinação que sofrerá alteração, neste período de realização de curso entre os dias 02/09 à 06/09, os demais serviços estarão funcionando normalmente nestas unidades.

“Este curso, voltado para profissionais do SUS de nível superior, tem como objetivo ampliar e atualizar o conhecimento dos profissionais, principalmente daqueles, que atuam no setor de vacinação de Unidades Básica de Saúde. Através da apresentação de aulas teórico-práticas e da utilização de casos como dispositivos de intervenção nos processos de trabalho na sala de vacinação, pretende-se favorecer e discutir as experiências do cotidiano assistencial. Dessa forma o profissional terá oportunidade de reconhecer e elaborar os diferentes elementos que envolvem a vacinação e influenciam de diversas maneiras, a relação com os usuários e funcionários que atuam na sala de vacina, e destes com o restante do serviço, bem como o resultado desta ação, que é a imunização. Por isso é importante a presença destes profissionais neste período de capacitação, o que vai favorecer o atendimento qualificado a toda a população”, disse Celina Thereza, afiançando ainda que neste período haverá alguns transtornos em algumas unidades, pelo deslocamento dos usuários do Sistema SUS que terão que buscar atendimento em outras unidades, porém, os atendimentos estão garantidos em unidades próximas, não havendo prejuízo a população usuária do SUS.