Iniciam as competições do Funcional Kids 2019 na Rede de Ensino de Várzea Grande

Jogos
Iniciam as competições do Funcional Kids 2019 na Rede de Ensino de Várzea Grande

Participam 37 unidades escolares e 5 Centros de Educação Infantil (creches)


30/08/2019    260

A edição de 2019 do Circuito Funcional Kids, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer teve início nesta semana com atividades para alunos de quatro escolas de Várzea Grande. Este ano o torneio conta com alunos de 37 unidades escolares e 5 Centros de Educação Infantil (creches), com a final das disputas e entrega das premiações previstas para o dia 10 de outubro, no mini estádio Basílio da Silva Tavares no Ipase.

Realizado com acompanhamento técnico especializado desde sua primeira edição em 2017, o Circuito Funcional Kids é uma ação desenvolvida pelos profissionais da Superintendência de Esportes nas escolas com o objetivo de oferecer atividades lúdicas e competitivas aos alunos, propiciando benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças que, além da aprendizagem de movimentos, são destacados princípios do treinamento funcional como: trabalho e integração das diferentes capacidades físicas - coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, potência, resistência aeróbica, velocidade e agilidade - desenvolvimento dos músculos estabilizadores, também conhecidos como transferência do movimento, que nada mais é do que aplicabilidade dos movimentos aprendidos em atividades do dia a dia.

De acordo com o superintendente de Esporte, Jadir Pereira, as atividades do Circuito Funcional Kids e Funcional Baby ocorrerem em quatro regiões de Várzea Grande: Centro, Cristo Rei, Região do Jardim Glória e Região do Novo Mato Grosso e conta com a participação de alunos de 37 escolas de Educação Básica, além de cinco Centros de Educação Infantil.

Conforme Jadir, a participação dos alunos é divida por categorias, a categoria A mista nos anos base 2007/2010; Categoria B mista nos anos base 2011/2014 e com a novidade do Funcional Baby na categoria C mista com ano base 2015/2017. “Este ano ampliamos a participação dos alunos, estendendo também o benefício das atividades para as crianças da Educação Infantil, com provas especialmente destinadas aos pequenos”, explicou.

A primeira fase do Circuito Funcional Kids e Baby teve início nos dia 29 e 30 de agosto no Miniestádio Basílio da Silva Tavares do Ipase, sendo 12 obstáculos para os alunos das EMEB’s Ana Francisca, Armindo Arruda Campos, Honorato Pedroso, Juvenilia Monteiro e Eunice César no dia 29. No dia 30 foi a vez dos alunos das EMEB’s Ana Francisca, Abdala José de Almeida, David Mayer e Emanuel Benedito.

A final da competição está programada para ocorrer no dia 10 de outubro em comemoração ao Dia da Criança. “Como já é tradição, vamos promover uma grande festa, com muita diversão, apresentações artísticas, brincadeiras e o ponto alto do evento com a premiação dos vencedores dos Circuitos Funcional Kids e Baby”, destacou Jadir.

Para o secretário Silvio Fidelis, a superintendência de Esporte inova este ano com o Funcional Baby, dentro do Circuito Funcional Kids, reforçando o diferencial no processo pedagógico educacional para a rede pública de Várzea Grande. “Essa atividade que alia atividade física com experiências lúdicas, melhora a motricidade e suas valências como lateralidade, coordenação motora e equilíbrio, garantindo à criança mais autonomia, desenvolvendo sua autoconfiança e promovendo a inclusão social”, declarou.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG