Câmara Municipal e Prefeitura dão início ao ciclo de palestras Setembro Amarelo com prevenção ao suicídio

Saúde e Prevenção
Câmara Municipal e Prefeitura dão início ao ciclo de palestras Setembro Amarelo com prevenção ao suicídio

 As palestras acontecem também em todas as unidades de saúde do município


03/09/2019    414

O Brasil é o oitavo país do mundo em números absolutos de suicídios. Este percentual se torna ainda mais impactante quando as estatísticas demonstram que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicido e a cada três segundo outra tenta tirar a própria vida. Estes números alarmantes têm despertado a atenção dos gestores públicos para políticas de prevenção as doenças consideradas da alma como a depressão que lidera o ranking de motivação para o suicídio.

Visando promover o debate das causas e consequências do suicídio a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos sancionou a Lei Municipal  de nº 4.456/2019 de autoria do vereador Nilo Campos, que institui a campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é estimular, sob o ponto de vista social e educacional, a realização de ações e programas, além de promover o debate sobre o suicídio e suas possíveis causas.

As secretarias municipais de Saúde e Educação, Cultura, Esporte e Lazer participam neste Setembro Amarelo da rede de mobilização para a prevenção ao suicídio. A Câmara Municipal de Várzea Grande abriu o ciclo de palestras em torno do tema, com a temática  ‘Todos contra a Depressão e Suicídio’. No decorrer do mês de setembro serão realizadas atividades que fazem parte da campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

Ressaltando a importância de políticas públicas na prevenção e combate ao suicídio, a prefeita Lucimar Campos disse que é preciso tratar do assunto que para muitos ainda é considerado um tabu, mas na visão dela está entre os principais problemas de saúde pública.

“Temos que ter um olhar diferenciado para aquelas doenças consideradas da alma, pois elas acabam por promover o sofrimento, não apenas da pessoa com depressão ou tendência ao suicídio, mas sim um mal que aflige a família e a sociedade como um todo. Para tanto executamos políticas públicas de saúde e prevenção para evitar o agravo da depressão, nas unidades básicas de saúde. As campanhas são bem vindas por agregam valores e despertam para o tema, e desta forma apoiamos também a iniciativa da Câmara Municipal, neste Ciclo de Palestras”,  disse a gestora da segunda maior cidade de Mato Grosso.

Para o autor do projeto que se transformou em Lei, vereador Nilo Campos, é importante que todos os órgãos públicos promovam eventos que abram espaços para os debates em torno dessa doença que tem afetado inúmeras famílias em todo o mundo. “O suicídio é um tema que deve ser amplamente discutido como uma forma de alerta e chamamento da população. Através de ações estamos propondo discussões  que serão apresentadas nas escolas da Rede Municipal, para que todos tenham consciência desse mal que afeta a humanidade e não escolhe nem classe, cor ou raça e condição social”, disse o vereador.

O Master Cold, Marco Antônio Molina Pires, palestrante do evento realizado na Câmara Municipal e tem especialização em Psicologia Positiva e Neurociência, disse que apesar de ser considerada a doença do século, a depressão não é uma doença nova e que já existe a bastante tempo, porém existem fatores que estão acontecendo nos dias atuais que agravam a situação. “A depressão esta muito ligada ao emocional da pessoa e quando ela sofre um transtorno muito grande, relacionado ou não a perda de alguém, sente mais que qualquer outra pessoa, criando uma dor na alma. Se ela não tiver ajuda de especialistas não consegue sair desse estado. Por isso a depressão é um caso que deve ser tratado desde o começo”, alertou.

Segundo ainda, o palestrante, todo o ser humano tem pré-disposição à depressão ainda mais os que são negativos, porém cabe a cada um procurar ajuda. “Temos acima de tudo que treinar e fortalecer o nosso emocional diariamente. Uma das ferramentas usadas no combate a depressão é o convívio familiar, que deve ser estabelecido, desde a infância, uma vez que as crianças têm a sensibilidade mais fragilizada e tendem a somatizar de forma diferente as emoções. Procurar a ajuda é uma das saídas para esse mal”, recomendou Marco Antônio.

Alunos do 6º ano da Escola Municipal de Educação Básica “Dirce Leite de Campos’, que participam do projeto Escola em Tempo Ampliado – ETA participaram da palestra. A professora Marize Marques Araujo Menezes disse que essas ações veem ao encontro dos temas amplamente discutidos em sala de aula, sendo fonte de pesquisa e trabalho. “Essa campanha é importante porque os alunos, principalmente os menores, que não tem esse tipo de acesso a informação em casa, possam participar e aprofundar em um tema de relevante importância. A escola tem esse compromisso na discussão e prevenção da depressão e do suicídio”, explicou a mestre.

Já o coordenador do ETA, José Dias, constatou que já percebeu em alguns de seus alunos sintomas da depressão, e nestes casos tem trabalhado a autoestima em atividades que eles mais se destacam. “A dança e jogos são essenciais neste processo de interação social”, concluiu.  

PROGRAMAÇÃO: A Campanha Todos Contra a Depressão e ao Suicídio, realizada pela Câmara Municipal de Várzea Grande segue até o dia 10 de setembro com palestras que serão realizadas em diversas localidades, dentre eles, escolas, igrejas e órgão públicos.

Dia 06/09: A palestra será realizada pela psicóloga Janine Laurença Moura. O evento será realizado na Escola Estadual Porfíria Paula de Campos – localizada no bairro Santa Isabel às 9h30.

Já às16h30 do dia 06/09 a palestra será realizada no Fórum de Várzea Grande, com  o palestrante  Master Cold Marco Antônio Molina Pires.

Dia 09/09: Escola Estadual “Arlene Mario da Silva”, localizada no bairro Asa Bela. A palestra será realizada pelo psicólogo Cilas Rondon Duarte.

Às 17h30: Palestra com o Master Cold Marco Antônio Molina Pires, no Auditório da Secretaria de Assistência Social, para os servidores públicos.

Dia 10/09: Às 14h – A Psicóloga Luciana Gomes e a Professora Daniela Iba estarão ministrando palestras para professores e coordenadores da Rede Pública Municipal. O evento será realizado no Anexo II da Secretaria Municipal de Educação – localizada no bairro Jardim Aeroporto.

Às 19h30 do dia 10/09 a palestra será na Igreja Católica do bairro Santa Isabel – palestras com a psicóloga Luana Peralta e Professora Daniela Iba

As Clinicas de Atenção Primarias à Saúde; Estratégias Saúde da Família – ESF e os Centros de Saúde de Várzea Grande também elaboraram a programação que irão marcar a campanha de Prevenção ao Suicídio no Setembro Amarelo. Confira os dias e locais:

Clínicas de Atenção Primária à Saúde

Dia 11/09 – Unidade Lucilo Macedo de Freitas – Parque do Lago – 8h30

Dia 12/09 – Unidade Moacyr de Lannes – Jardim Glória – 8h30       

Dia 13/09 - Unidade Arminda Guimarães Sato – Jardim Marajoara - 8h30       

Dia 17/09 - Unidade Miguel Baracat – Bairro 24 de Dezembro -  8h30

Dia 18/09 - Unidade Vitor Pereira Malheiros – Bairro Cristo Rei – 8h30.                   

Estratégias Saúde da Família - ESF

09/09 - ESF Professora Binoca Maria da Costa – Manga – 08h30    

13/09 - ESF Maria José Pedrosa – Capão Grande – 8h30       

16/09 - ESF Celestina Gomes Coelho – Água Vermelha – 8h30       

17/09 - ESF Luirico Ferreira de Magalhães - Souza Lima – 8h30     

18/09 - ESF Gonçalo Pinto de Godoy - São Matheus – 8h30  

19/09 - ESF Manoel Bernardo de Barros – Unipark – 8h30     

20/09 - ESF Maria Galdina da Silva - Vila Arthur – 8h30 

23/09 - ESF Margarida Pereira Tavares – Manaíra – às 8h30 

 

Centros de Saúde:

12/09 - Centro de Saúde Jardim Imperial – às 8h30        

24/09 - Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia – ás 8h30

25/09 - Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira - Água Limpa – às 8h30

26/09 -      Centro de Saúde Jose Francisco da Silva Filho- Passagem da Conceição – ás 8h30

27/09 - Centro de Saúde Cohab Cristo Rei – 8h30 

 

Unidades Básicas de Saúde – UBS

10/09 - Unidade Básica de Saúde Aurilia Salles Curvo - ás 8h30                

11/09 - Unidade Básica de Saúde Celina Batista Dantas - Ouro Verde – 8h30     

 

 

 

Por: Katia Passos - Secom/VG