Várzea Grande sedia etapa municipal do Fetran

Educação para o Trânsito
Várzea Grande sedia etapa municipal do Fetran

Os grupos concorrem nas categorias, infantil, infanto-juvenil e juvenil.


10/09/2019    423

Entre os dias 9 e 13 de setembro, o município de Várzea Grande, sedia o 16° Festival Estudantil Temático para o Transito (FETRAN), etapa Cuiabá. Ao todo serão 26 espetáculos apresentados por alunos das escolas municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Pedra Preta, Jaciara, Araputanga e Juscimeira. A programação do Fetran vai até a próxima sexta-feira, sempre no Anexo II, localizado no bairro Jardim Marajoara. Os grupos concorrem nas categorias,infantil, infanto-juvenil e juvenil.

Com o intuito de sensibilizar e conscientizar o público presente, em especial, crianças, adolescentes e jovens sobre seus deveres enquanto usuários das vias terrestres, com a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança do trânsito e o bom convívio social,é que é realizado todos os anos o Fetran,na rede pública de ensino “Por meio das artes cênicas,é possível fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar e a sensibilização dos indivíduos quanto a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro”, afiançou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer ,Silvio Fidelis.

O Chefe de Seções da Policia Rodoviária Federal (PRF), Alvino Domingues, destacou que é uma parceria entre a PRF e demais entidades, visando levar a conscientização as escolas, através de peças de teatro quanto as condutas corretas no transito.

“ Nos últimos anos, o transito tem tirado muitas vidas, em decorrência da imprudência por não observar as leis de trânsito. Queremos com o FETRAN a ajuda de todos os órgãos envolvidos, fazendo com que passem de meros coadjuvantes, para personagens principais de suas vidas, tomando a rédea, para um trnsito”, explanou Alvino.

Durante os quatro dias de apresentação, é esperado um público de aproximadamente 1.500 pessoas, entre alunos, professores, autoridades e público em geral.  Ao final serão escolhidas as melhores peças teatrais, e posteriormente seguirão para a etapa estadual, que acontecera entre os dias 20 e 25 de outubro em Cuiabá.

Neste Ano, as Escolas Municipais de Educação Básica – EMEB: Honorato Pedroso de Barros, José Estejo de Campos, Abdala José de Almeida, Emanuel Benedito de Arruda, Aristides Pompeo de Campos, Euraide de Paula, Marilce Benedita de Arruda, Salvelina Ferreira da Silva, Senhora Dirce de Campos, Benedita Bernardina Curvo, Prof. Maria Barbosa Martins, Paulo Feire, Tenente Abílio da Silva Moraes, Faustino Antônio da Silva e Gonçalo Domingos de Campos – CAIC.

O Fetran Teatro nasceu em Mato Grosso há 16 anos e serviu como base para o Fetran Pedagógico, com ações desenvolvidas pela PRF nas escolas em todos os estados. O evento é organizado pelo Grupo de Educação para o transito (Getran) da PRF. O objetivo é estimular a população cultural no ambiente escolar e ainda sensibilizar as pessoas quanto a responsabilidade de cada um para o transito seguro.

Conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso (DETRAN/MT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SCEL), Rota Oeste, Prefeituras Municipais de Cuiabá, Várzea Grande, Pedra Preta, Jaciara, Araputanga e Juscimeira

Confira a Programação:

09/09/2019 – Segunda - Feira

8h - EMEB Honorato Pedroso de Barros

8h30 - Escola Municipal José Estejo

10h - EMEB Abdala José de Almeida

13h30 - EMEB Benedito de Arruda

14h15 - EMEB Aristides Pompeo de Campos

15h - EMEB Euraide de Paula

 

10/09/2019 – Terça-Feira

8h - EMEB Marilce Benedita de Arruda

8h40 - Colégio Salesiano São Gonçalo

8h40 – Colégio Salesiano São Gonçalo

13h30 - EMEB Salvelina Ferreira da Silva

14h15 - EMEB Senhora Dirce Leite de Campos

15h - EMEB Abdala José de Almeida

15h40 - Associação dos Moradores do Bairro Novo MT

 

11/09/2019 – Quarta-Feira

8h - EMEB Benedita Bernardina Curvo

8h40 - EMEB Prof. Maria Barbosa Martins

9h15 - EMEB Professor Paulo Freire

13h30 - EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes

14h15 – EMEB Faustino Antônio da Silva

15h - EMEB Gonçalo Domingos de Campos – CAIC

15h40 - Lenine de Campos Povoas

 

12/09/2019 – Quinta-Feira

8h - Escola Estadual Udeney Gonçalves de Amorim

8h40 - Escola Estadual Dez de Dezembro – Município de Pedra Preta

9h15 - Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho – Município de Jaciara

13h30 - Escola Estadual João Sato – Município de Araputanga

14h15 – Escola Estadual João Sato – Município de Araputanga

15h - Escola Estadual Dom Vunibaldo do Campo – Município de Juscimeira

 

13/09/2019 – Sexta-Feira

14h - Cerimônia de Encerramento e Premiação

Por: Luana Silveira - Secom/VG