A Guarda Municipal de Várzea Grande está completando nessa semana 19 anos de trabalhos efetivos prestados à sociedade várzea-grandense. Foi no dia 8 de setembro de 2.000, logo após ser apresentada oficialmente no desfile de 7 de Setembro, que a corporação deu início às ações de rua, com trabalho de patrulhamento preventivo e ostensivo, passando a ser mais um apoio às forças de segurança já em atuação no Estado. Para marcar esse momento, os 143 guardas municipais que integram o efetivo da Instituição, foram homenageados com ‘Moções de Aplausos’, entregues pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (DC).

Cada um dos 143 GM´s recebeu a Moção, inclusive o guarda municipal Marcel Silveira, vítima de um acidente automobilístico há exatamente três meses, representado na cerimônia por sua esposa, Ana Luisa. O reconhecimento aos serviços prestados pela Guarda Municipal, bem como sua importância para ordenamento do trânsito, à segurança da população e de garantias ao patrimônio público, é percebido por todo o Estado. “A Guarda Municipal, que é pioneira em Mato Grosso, enche Várzea Grande de orgulho. Se é exemplo e é reconhecida é porque reflete o empenho, a coragem e a dedicação de um de vocês, sejam dos guardas do operacional, bem como do administrativo, pois todos atuam pelo bem coletivo, pela sociedade”, destacou o deputado.

O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, reforçou que desde a implantação da Guarda Municipal, em fevereiro de 2.000, a cidade passou a contar com uma força de segurança a mais. “Passamos a ter um apoio mais próximo. Uma guarda cidadã, que atende desde situações como mulheres em trabalho de parto, até apreensões de veículos roubados e foragidos da justiça. Não temos dúvida de que é uma instituição que nos orgulha e que essa homenagem é mais do que justa”.

O secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, fez questão de dizer aos colegas que “cada membro da corporação leva consigo, para a sociedade, a Guarda Municipal”. Como completou: “Somos um modelo para o Estado, pioneiros e estamos desde então prestando um atendimento de excelência, seja ele de pequena, média ou grande complexidade”.

O deputado Elizeu Nascimento, que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado, destacou que o respeito e o reconhecimento conquistados pela Guarda Municipal se dão pela própria estruturação da Instituição que buscou parcerias com a Polícia Militar e que passou a ter comandantes formados dentro da base da Guarda Municipal, como é o caso do atual comandante, o Evandro Homero Dias, que sucedeu a primeira comandante mulher, a GM Cristiane Prado. “Ninguém melhor do que um integrante da Guarda Municipal, formado aqui dentro, para saber das dificuldades do dia-a-dia e assim, poder melhorar a rotina dos comandados. Acredito que a cada ano a Guarda está cada vez mais fortalecida”.

O secretário municipal de Administração, Pablo Pareira, é filho do primeiro comandante da Guarda Municipal, o coronel Walter de Fátima Pereira, e disse que participar de uma solenidade de reconhecimento pela atuação de cada membro da corporação era motivo de orgulho e emoção. “Acompanhei todo o processo de implantação e como meu pai se dedicou para tornar esse sonho em realidade. Hoje estamos aqui, vendo a primeira Guarda Municipal de Mato Grosso ser homenageada. Quem vive em Várzea Grande sabe como a Guarda é presente e operacional”.

O vereador Chico Curvo destacou a atuação e o reconhecimento dos trabalhos prestados pela Guarda Municipal e a iniciativa do deputado.

Desde 2016, a Guarda Municipal integra a secretaria de Defesa Social, se unindo à Defesa Civil e à Junta Militar, Pasta essa que nasceu com a missão de agregar todas as forças de segurança em ações preventivas e ostensivas em prol da população várzea-grandense.