Em reconhecimento à atuação da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, em promover e desenvolver projetos de educação inclusiva, o titular da Pasta, Silvio Fidélis recebeu o prêmio “Maria Auxiliadora – Dodora”.  A homenagem foi prestada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede),  na terça-feira (17), na abertura da V Semana Estadual de Pessoas com Deficiência.

De acordo com o presidente do Conede, Luis Carlos Grassi, a premiação é uma homenagem do Conselho para aqueles que de uma alguma forma atuam para fazer a diferença e valer os direitos sociais das pessoas com deficiência. A iniciativa é em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

Ao receber a homenagem, o secretário Silvio Fidélis destacou a determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos em promover ações que estão possibilitando a inclusão das pessoas com deficiência na Rede Educacional de  Várzea Grande.

Ele lembrou o trabalho realizado no Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão “João Ribeiro Filho”, que é referência em Mato Grosso com atendimento, acompanhamento e atividades para 410 alunos diagnosticados com autismo, síndrome de Down, deficiência física, visual, auditiva, deficiência intelectual e outros transtornos de hiperatividade (TDH), transtorno de leitura e escrita (Dislexia) e transtorno de aprendizagem, recebendo atendimento especializado nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicoterapia.

Fidelis disse que o Centro tem se dedicado ao trabalho de interatividade do aluno, disponibilizando a cada estudante, acompanhamento com profissionais de áreas especializadas. “As crianças e jovens participam normalmente de suas atividades escolares e no contraturno escolar , frequentam o Centro, onde são avaliados de forma individual e também em grupo, dependendo do grau de dificuldade de cada um. As salas multifuncionais servem para complementar e suplementar a aprendizagem dos estudantes. Todos os profissionais que atuam no local são capacitados e possuem formação continuada para atender os alunos especiais nas escolas”.

A capacitação dos profissionais do Centro também tem avançado. Fidelis citou a participação dos profissionais no XVI Curso de Fisioterapia e Psicomotricidade Aquática nas Afecções Neurológicas, promovido pela Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, em maio no Ibirapuera em São Paulo.

O secretário destacou ainda a assistência oferecida aos alunos com deficiência por meio do trabalho realizado pelos Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI) e Técnicos de Desenvolvimento Educacional Especializado (TDEE), além das constantes capacitações ofertadas aos professores.

A 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência será realizada entre os dias 17 e 26 de setembro, pelo Governo de Mato Grosso e pelo Conselho Estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

Uma extensa programação discutirá o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso. A iniciativa é em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

Segundo o Conede/MT, a decisão de homenagear a Sra. Maria Auxiliadora Grisolia Mendes (Dodora) dando seu nome ao Prêmio, se deu em razão dela mesma ser pessoa com deficiência e ter sido o motivo inicial para a criação do primeiro espaço de atendimento de saúde, habilitação e reabilitação para atender pessoas com deficiência no Centro-Oeste e Norte do Brasil.