Guarda Municipal abre Semana do Trânsito com a "Cidade Mirim", no Várzea Grande Shopping

Conscientização e Educação

A ‘Cidade Mirim de Trânsito’, ficará no shopping até o dia 25 de setembro.

18/09/2019    334

Com objetivo de promover a mobilidade segura, priorizando ações de resgate da cidadania no trânsito e convívio social no espaço público, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer lançou a Semana Nacional de Trânsito – 18 a 25 de setembro - com a “Cidade Mirim de Trânsito”, no Espaço Vivências do Várzea Grande Shopping, nesta quarta-feira (18). O evento de conscientização é voltado para alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) do município.

Entre as atividades da semana estão várias ações, apresentações culturais e palestras com a equipe técnica de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal que é desenvolvido nas unidades escolares com teatro de fantoche.

O secretário da Defesa Civil e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero afirma que a Semana Nacional de Trânsito tem o objetivo de chamar atenção para os índices de violência no trânsito, além de despertar a população para comportamentos que colocam a vida em risco. “A violência do trânsito não escolhe pessoas, credo, cor ou condição social. O Brasil ocupa a 5ª colocação entre 178 países que mais tiveram acidentes de trânsito”, enfatiza.

Para o secretário, a Semana Nacional de Trânsito tende a despertar a conscientização dos alunos de Várzea Grande e consequentemente a população em geral. “Trabalhamos incansavelmente para proporcionar um trânsito seguro à população, são ações diárias, estudos e planejamentos. Porém, para se obter segurança é crucial posturas corretas de condutores e pedestres. Por isso, ações educativas e de conscientização são essenciais e necessárias”, evidencia o secretário.

Evandro Homero reitera o pedido que as crianças sejam semeadoras do conhecimento em suas casas, escolas e comunidade. “Espero que vocês transmitam sempre a importância de atitudes corretas no trânsito. Aproveito para parabenizar todos os nossos alunos que participam desta programação especial”, disse.

Na oportunidade, a superintendente da Secretaria de Educação, Gonçalina Rondon falou sobre os importantes dados que apontam a redução no número de acidentes e orientou as crianças sobre a conscientização da família e da comunidade.

“As crianças aprendem rápido e precisam disseminar essas informações onde estiverem. Chamem a atenção dos seus pais quando os mesmos adotarem posturas que colocam em risco a segurança de vocês e demais condutores no trânsito. Precisamos que estes dados sejam otimizados constantemente e para tanto, precisamos da educação, conscientização e posturas adequadas no trânsito”, destacou.

A Semana Nacional do Trânsito ocorre até 25 de setembro, no 2º piso do Várzea Grande Shopping, no Espaço Vivências,  a partir das 14h. Participam das atividades alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) – Ana Francisca de Barros; Eunice Cesar de Mello;  Juvenília Monteiro de Oliveira; David Mayer; Alino Ferreira de Magalhães; Júlio Correia e Padre Luiz Maria Ghisoni. Cerca de 210 alunos se tornarão multiplicadores de conhecimentos sobre trânsito mais seguro em Várzea Grande.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG