O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tem suas atividades referente ao segundo semestre do ano letivo retomadas na manhã dessa quarta-feira (18), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), Jaime Verissimo de Campo Junior, localizado na região centro-sul de Várzea Grande. Ao todo serão contempladas 7 escolas municipais, e aproximadamente 690 estudantes da rede pública de ensino receberão o projeto.

O programa será estendido aos alunos do 5º ano e abrange as escolas municipais  Salvelina Ferreira da Silva, Lúcia Leite Rodrigues, Aristides Pompeo de Campos, Padre Luiz Maria Ghisoni, Air Addor, Benedita Bernardina Curvo e Jaime Veríssimo de Campos Junior.

Uma vez por semana, durante dois meses, os coordenadores do programa irão visitar as salas de aula e abordar com os estudantes diversos temas, como: bullying, educação no trânsito, drogas, dentre outros.  No total, somente neste ano a meta é atingir 1.500 alunos  em 16 escolas.

Conforme a diretora da escola municipal Jaime Veríssimo de Campo Junior, Sandra Virginia Soares Santana, o trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes nas salas de aulas tem repercutido nos bairros, onde as unidades estão localizadas.

“Nós já tínhamos ouvido falar desse programa em diversas escolas e estávamos na torcida para que a nossa unidade fosse contemplada. O aprendizado será bastante produtivo pelas abordagens do Programa, com temas atuais e de alerta aos jovens para que não caiam no mau caminho, uma vez que serão conscientizados sobre os perigos do uso de entorpecentes, sejam eles lícitos ou não. O que evita o tráfico ao redor da escola ”, disse Sandra.

A diretora explicou ainda que as atividades que são desenvolvidas dentro do Programa são interligadas com as demais disciplinas regulares, além de trabalhar situações como: produção de texto, estatística, gráficos, com o intuito de promover a interdisciplinaridade do currículo escolar. Ao final, os alunos desenvolvem uma redação sobre o que aprenderam durante o programa e as melhores são premiadas no dia da formatura.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer têm intensificado as ações para a prevenção e o combate ao uso de drogas em Várzea Grande. Uma dessas iniciativas exitosas é a parceria com a Polícia Militar que possibilita a realização do Programa Educacional de Resistência as Drogas – PROERD apenas nas escolas da rede pública.

Segundo os instrutores do Programa, representados pela Policia Militar, o Cabo PM Jildeni de Souza Lima e o Cabo PM Edson Romoaldo Aparecido Souza da Silva, em Mato Grosso o Programa é desenvolvido há mais de 18 anos e consiste em atividades educacionais preventivas, que tem como principal foco a orientação e a conscientização do público alvo, sendo considerada uma forma de prevenção primária. O Programa conta com um extenso material de apoio, a exemplo de livros, cartazes e assessórios que são utilizados pela corporação incluindo boné e colete. 

“O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família, que visa fornecer informações sobre drogas, violência, resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vínculo familiar, fatores de proteção e risco, entre outros”, disse o instrutor Jildeni de Souza Lima.