Projeto da Guarda Municipal beneficia crianças e adolescentes para prática esportiva

Judô da Guarda

Na primeira etapa o projeto irá contemplar cerca de 50 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos

01/10/2019    237

A Guarda Municipal de Várzea Grande – que integra a secretaria de Defesa Social do município – passa a realizar a partir de hoje (1/10), mais uma ação social com a execução do projeto ‘Judô da Guarda’. Neste primeiro momento o projeto irá contemplar cerca de 50 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos e que residem em bairros localizados próximos à base do comando, como bairros da Manga, Construmat, Ponte Nova, e abrangência.

Oferecidas gratuitamente, as aulas serão ministradas de segunda a quinta nos períodos matutino e vespertino. Um dos critérios para a participação do aluno é que ele tenha assiduidade escolar e boas notas, além da avaliação escolar do comportamento. A ação conta com a parceria da Associação Várzea-grandense de Judô.

O Guarda Municipal Juliano Lemos, que também estará ajudando a coordenar o ‘Judô da Guarda’, disse que este projeto tem por objetivo oportunizar atividades no contraturno escolar, e ao mesmo tempo, aliar a prática de esporte, cidadania e o civismo. “Queremos que os alunos possam ter uma mudança de comportamento, que saiam de ambientes negativos e que pratiquem o bem, uma vez que o judô tem como pilares a ajuda mútua, progresso, prosperidade. Para as crianças, o judô, assim como qualquer arte marcial, desenvolve a autodefesa, melhora a concentração, a disciplina, a coordenação motora e a respiração”.

A instrutora de judô, Sara Mikaele Farias, disse que um dos benefícios de se praticar essa modalidade da arte marcial é justamente trabalhar a disciplina, o respeito, além de proporcionar uma atividade física para o corpo.

“O judô também auxilia na socialização da criança e adolescente ao convívio familiar e social por meio dele também oportuniza várias experiências dentro da modalidade esportiva, e quem sabe despertam e nasçam novos campeões. Como representante da Associação Várzea-grandense de Judô, sentimos a necessidade de realizar essa parceria em função da base da Guarda Municipal estar localizada em um ponto onde se encontram comunidades que precisam muito de projetos sociais. Na região estão localizados vários bairros carentes e o que queremos é estender esta oportunidade, em parceria com a Guarda Municipal a estas crianças e jovens moradoras desta região da cidade. Nossa proposta é envolver crianças e adolescentes que moram em  áreas de riscos sociais para que possam ter uma formação, e acima de tudo, que tenham valores como disciplina, respeito, companheirismo”, disse a atleta, afirmando que o judô é uma arte para a vida toda.

A dona de casa Claudinete Aparecida da Silva, moradora do bairro Potiguar disse que resolveu fazer a inscrição do seu filho na aula de judô justamente porque a modalidade esportiva prima pela disciplina e pelo respeito.

“Meu filho tem seis anos e essa idade é boa para aprender. Ainda  que ficamos atentos para conduzir ao bem, temos que procurar projetos que ajudam na educação dos nossos filhos. Eu acredito que o judô vai dar uma direção boa na vida dele, e um esporte  muito importante”.

Já para a senhora Maria da Conceição Alves dos Santos, coube a incumbência de levar o neto, também de seis anos, as aulas de judô na sede da Guarda Municipal. “Minha filha trabalha fora por isso gosto de ter a responsabilidade de trazer ele nas aulas. Tenho o dia livre e como avó o importante é contribuir para o desenvolvimento do meu neto”, completou.

Para o secretário de Defesa Social, Evandro Homero Dias, e também Comandante da Guarda Municipal, a iniciativa ‘Judô da Guarda’ se enquadra em mais um dos projetos  sociais, realizado pela corporação em Várzea Grande. “Assim como o Teatro de Fantoche, que atua nas unidades da Rede Municipal de Ensino, que de forma lúdica, através de peças que tratam valores, ética e cidadania, também resolvemos investir no esporte, que seguem os mesmos princípios. Já o projeto Pedal da Guarda, enquadra na função social de reunir as famílias e que  tem atraído centenas de pessoas, num convívio de interação e familiar para a prática saudável e esportiva. Agora mais este projeto social ,o Judô da Guarda, que vai aproximar crianças e jovens da corporação e oportunizar mais uma atividade no contraturno escolar. São ações que somadas tiram as crianças de áreas de perigo, e as ocupam com aprendizado”, ressaltou o secretário.

As aulas serão realizadas de forma intercaladas levando em consideração a idade das crianças. Nas segundas e quartas participam jovens de faixa etária de 13 a 17 anos. Já nas terças e quintas são para alunos da faixa etária de 4 a 12 anos.

ARTE MARCIAL: No idioma japonês - o judô ou juu dou - significa ‘caminho suave’ ou ‘caminho da suavidade’. Por meio desta arte marcial é possível fortalecer corpo, mente e espírito de forma integrada, preparando seus praticantes para uma convivência harmônica em seu ambiente social e estimulando uma competição sadia. O judô melhora na flexibilidade corporal e condicionamento físico. Essa modalidade inclui alongamentos e aquecimentos do início ao fim das aulas.

O Judô tem como principal filosofia a plena sintonia física, mental e espiritual. Sua metodologia envolve bastante contato físico e técnicas voltadas para a imobilização e autodefesa. Esse esporte emprega uma grande diversidade de movimentos velozes somados a estratégias de raciocínio.

A faixa utilizada pelo praticante do esporte muda de cor de acordo com o grau de evolução atingido pelo lutador. Indo da marrom, usada pelos lutadores iniciantes, à preta, ostentada apenas pelos que chegaram ao grau mais alto de técnica e disciplina dentro do judô.

Por: Kátia Passos - Secom/VG