Educação prepara eleição para diretores com Ciclo de Estudos

Gestão Democrática
Educação prepara eleição para diretores com Ciclo de Estudos

O Ciclo de Estudos acontece nos dias 1º e 2 de outubro no auditório do Anexo II da Educação, no bairro Marajoara.

01/10/2019    1046

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está promovendo o Ciclo de Estudos direcionado a candidatos a gestores para as próximas eleições de diretores das escolas da Rede Pública de Várzea Grande, programado para ocorrer no dia 5 de dezembro.

O Ciclo de Estudos acontece nos dias 1º e 2 de outubro no auditório do Anexo II da Educação, no bairro Marajoara e tem como objetivo  proporcionar um espaço formativo, democrático e participativo para os futuros gestores escolares. A metodologia utilizada passa por momentos de estudos,  diálogo investigativo, troca de experiências, além de debates visando o fortalecimento da gestão escolar da Rede Municipal de Várzea Grande.

Para o secretário Silvio Fidelis, o Ciclo de Estudos é uma ocasião importante para fomentar a capacitação e a interação dos profissionais que já desempenham a função e para os interessados por uma vaga de diretor de unidade educacional. “Dirigir uma escola não é uma tarefa fácil, é preciso muita dedicação e foco, pois todos os dias surgem demandas das mais variadas e o profissional tem que estar preparado, ter bom senso, equilíbrio e muita responsabilidade para a tomada de decisão, além de estar alinhado com a metodologia da gestão escolar disciplinar ” declarou.

Entre os temas abordados nas palestras estão a Dimensão Administrativa, a Dimensão Pedagógica, a Dimensão Financeira e a Dimensão de Gestão de Pessoas, onde são apresentados os aspectos teóricos das mais variadas demandas referentes à gestão escolar e o diretor terá que responder.

Os participantes também irão receber uma capacitação para a elaboração do Plano de Ação de cada candidato. Planejar a gestão é um requisito básico e fundamental para se alcançar uma administração eficaz e com bons resultados, observou a subsecretária Benedita Ponce, lembrando que o mandato de diretor escolar tem a duração de 3 anos, podendo ser candidato a reeleição conforme disposto na Lei municipal 2.380/2.001.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a eleição direta para Diretor Escolar faz parte dos pilares  e princípios da Gestão Democrática da Rede Pública Municipal de Várzea Grande, que reúne ainda a participação efetiva do Conselho Municipal de Educação e a comunidade escolar. “A Gestão Democrática se consolida através do processo de transparência, pela participação de gestores, coordenadores, servidores, pais e alunos, em um esforço conjunto em busca de inovações e avanços no melhoramento do ensino e aprendizagem do município”,  enfatizou o secretário.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG