Concurso de redação fortalece vocação turística de Várzea Grande

Semana do Turismo
Concurso de redação fortalece vocação turística de Várzea Grande

Ao todo, 12 redações foram premiadas sendo três de cada escola


03/10/2019    258

Mais de 200 alunos de quatro escolas municipais de educação básica de Várzea Grande participaram do concurso de redação promovido pelo Conselho Municipal de Turismo (CONTURVG), em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Ao todo, 12 redações foram premiadas sendo três de cada escola. O evento que faz parte da Semana do Turismo teve objetivo de resgatar os atrativos regionais que compõem o turismo na cidade de Várzea Grande.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a importância do concurso de redação no fortalecimento da identidade cultural e vocacional para o turismo que Várzea Grande no meio educacional propaga e impulsiona o turismo local. “Nossa cidade está cada dia mais atrativa para visitação, não somente com novos pontos de lazer e práticas esportivas, mas também pelo desenvolvimento econômico dos pontos turísticos já existentes. Premiamos hoje crianças interessadas, crianças que se destacaram e que conseguiram registrar nossas belezas naturais, nossa religião, nosso artesanato, e contexto sociais da cidade onde vivem. Estão todas de parabéns”, declarou a prefeita parabenizando também os educadores presentes e a boa caligrafia dos alunos.

“Dando continuidade à Semana do Turismo, instituído pela prefeita Lucimar Campos no último dia 27 de setembro, fizemos questão de premiar as redações que se destacaram como forma de incentivar esses alunos a continuarem no caminho do conhecimento”, declarou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo José Roberto Amaral de Castro Pinto. O gestor também reforçou que com a assinatura do decreto de nº 55/2019 o município de Várzea Grande passou a integrar o mapa do turismo brasileiro. “Criamos o Fórum da Região Metropolitana do Turismo no Estado, onde Várzea Grande preside, e criamos o CONTURVG. Todos os esforços para que este setor possa se desenvolver e se tornar fonte de emprego e renda como em diversos estados e países que chegam a sobreviver essencialmente do turismo”.

O vereador Ícaro Reveles, que além do Poder Legislativo falou em nome do CONTURVG, no qual é conselheiro, e parabenizou a administração municipal pela ação. “Encaro como um ‘ponta pé’ inicial as ações da Semana do Turismo. São incentivos como esses que fortalecem o turismo interno de Várzea Grande e disseminam nas crianças o gosto para dar continuidade as tradições e raízes  locais”.

Já o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Silvio Fidélis, falou da escolha das escolas que participaram do concurso. “Fizemos questão que os alunos das escolas municipais de Bom Sucesso, Praia Grande, Passagem da Conceição e Limpo Grande participassem desse concurso que teve como tema o turismo. Também pudemos observar o conhecimento e o aprendizado adquirido por essas crianças, e retratado nas redações”, disse o secretário se referindo a qualidade do ensino nas escolas municipais de Várzea Grande.

“Além de troféus e medalhas os alunos premiados receberam vouchers de rodízio de pizza com acompanhante, de sanduíches e rodadas de boliche para aproveitarem com até seis amigos no Várzea Grande Shopping”, informou o secretário José Roberto Amaral de Castro Pinto.

De dissertação a poemas – Lavínia Victória de Souza Moura, aluna da "EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias" optou por escrever um poema. “Meu pai é artesão, portanto resolvi escrever sobre o dia a dia na minha comunidade e todos os elementos que são atrativos de lá”, declarou.

Anna Júlia Félix da Silva, aluna da "EMEB Maria Barbosa Martins", também optou por escrever um poema citando todos os elementos do turismo de Bom Sucesso. “Antes de escrever todos pesquisamos sobre o tema e discutimos sobre o assunto em sala de aula, isso nos deu um embasamento para escrever”, disse.

Já Maria Fernanda da Cunha, aluna da "EMEB João Ponce de Arruda" escolheu uma dissertação e afirmou que ficou surpresa em ter sido escolhida. “Eu não esperava por que todos na minha sala são ótimos alunos. Eu escrevi sobre a culinária local, arte e artesanato”.

A inspiração para a redação da aluna Safyra Vittorya Pereira da Silva, da "EMEB Euraíde de Paula", foi sua avó, relatou. “Minha avó é redeira, então quis escrever sobre a sua arte de fazer redes e ganhei o concurso”, conta feliz.

Por: Rafaela Maximiano - Secom/VG