Capacitação gratuita ao pequeno produtor de Várzea Grande vai até dezembro

Incentivo ao Pequeno Comércio
Capacitação gratuita ao pequeno produtor de Várzea Grande vai até dezembro

Meio Ambiente já capacitou mais de 150 pequenos produtores rurais de janeiro a outubro deste ano


21/10/2019    397

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento já capacitou gratuitamente mais de 150 pequenos produtores rurais de janeiro a outubro deste ano. E, até o final da primeira semana de dezembro está prevista a capacitação de outros 50 trabalhadores no município.

“Já solicitamos do Senar-MT, para que ocorram nos próximos 40 dias, novos cursos de capacitação, ampliando assim as comunidades rurais atendidas em Várzea Grande. Tendo em vista nosso histórico de cursos com a quantidade de número de inscritos, número de aprovados e preenchimento de vagas, acreditamos que seremos atendidos”, informou o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Everton Jupiraci Navarro.

Para 2020, de janeiro a março, já estão confirmados para Várzea Grande os cursos de cultivo de mandioca, transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos, defumados, beneficiamento e conservação do pescado, minhocultura e a palestra “Sensibilização do Programa Negócio Certo Rural”.

“Até 18 de outubro, no bairro São Matheus ocorreram os cursos de embutidos, defumados e beneficiamento de carne de frango. No início do mês, a comunidade São José do Vista Alegre recebeu a capacitação de produção de derivados do milho. E, de 21 a 25 de outubro, ocorre o curso de embutidos, defumados e beneficiamento de carne suína, na Capela do Piçarrão”, detalhou o coordenador.

Ainda segundo Everton Navarro, o planejamento anual de cursos e programas é construído com o levantamento junto às propriedades rurais e o mapeamento é adequado às necessidades do mercado. “Alguns dos cursos e treinamentos são fechados, quando uma comunidade solicita capacitação e preenche todas as vagas dentre seus trabalhadores e outros têm vagas abertas a todos os interessados que preencham os requisitos”, acrescenta.

“Realizamos cursos, palestras, programas e outros projetos na área de aprendizagem rural, todas as capacitações são uma ótima oportunidade ao mercado local, pois oferecem conteúdo de alta qualidade, com instrutores bastante capacitados. Quem está procurando oportunidade de inserção no mercado de trabalho ou mesmo que sua pequena propriedade rural seja produtiva economicamente têm nestes cursos uma excelente oportunidade. O objetivo é de capacitar o pequeno produtor desde o início da produção até a sua comercialização. Nosso parceiro, o Senar-MT, é uma instituição reconhecida e que tem no seu portfólio treinamentos e cursos necessários para atender a necessidade do produtor rural do nosso município", explicou a secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira.

Por: Rafaela Maximiano - Secom/VG