Um novo projeto coletivo que integra as políticas públicas de educação, assistência social e saúde, visando aumentar as oportunidades de educação integral para crianças e adolescentes de Várzea Grande, será apresentado à sociedade nesta quinta-feira, 24 de outubro, a partir das 9h, em audiência pública no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Denominado “Territórios Conectados: Educam”, o projeto foi idealizado em conjunto com  instituições não governamentias   e Coordenação da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande e tem o  apoio da Fundação Itaú Social com previsão para ser executado em 2020.

“A Rede de Territórios Educativos é composta por 12 organizações, sendo quatro governamentais e oito não-governamentais. Ela existe em Várzea Grande desde 2015 oportunizando atividades de contra - turno para crianças e adolescentes do nosso município. Como, uma das metas é sempre ampliar esta proposta pedagógica em tempo integral, surgiu o projeto ‘Territórios Conectados: Educam’, que além de fortalecer a ação em rede dessas instituições vai integrá-las às políticas públicas já existentes no município através da educação, assistência social e saúde. Queremos que a sociedade conheça esse projeto que irá garantir o protagonismo das nossas crianças e adolescentes transformando o tempo e o espaço delas em diferentes contextos educacionais”, avalia a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Luiza Coelho de Lannes Omar.

Para a representante da Coordenação da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande, Josandra Carmona Mendes, construir um projeto de educação integral que contemple práticas contextualizadas e inovadoras é um desafio para redes e associações de todo o país. “O projeto tem que focar na garantia do desenvolvimento dessas crianças e adolescentes nas suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural e esta rede reúne organizações e áreas públicas especialistas na educação integral em diferentes contextos educacionais. Vale à pena participar e conhecer nossa nova proposta”, convida a coordenadora Josandra.

A Coordenação da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande é composta pelas Secretarias Municipal de Assistência Social, de Defesa Social, de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, de Saúde, Associação Caminhando para mais um sonho (ACAMIS), Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM), Associação Várzea-grandense Madre Tereza de Calcutá (CENPHRE), Associação Várzea-grandense Pró Atividades Esportivas (AVA), Rotary Internacional Distrito 4440, Centro de Equoterapia Nativo, Associação Civil Abaiuc e a Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas em seus Sentimentos (LÍRIOs).

Assunto: Audiência Pública – Apresentação do projeto “Territórios Conectados: Educam”

Dia: Quinta-feira, 24 de outubro

Horas: 9h.

Local: Câmara Municipal de Vereadores, localizada na Avenida Alzira Santana, nº 1741, bairro Água Limpa, Várzea Grande.