Prefeitura intensifica ação de limpeza nos cemitérios para o Dia de Finados

Prefeitura intensifica ação de limpeza nos cemitérios para o Dia de Finados

Várzea Grande possui 13 cemitérios públicos

29/10/2019    346

A limpeza dos cemitérios urbanos e rurais está sendo intensificada pela prefeitura de Várzea Grande para receber a população no Dia dos Finados, na próxima sábado, 2 de novembro. Equipes da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, pasta responsável pela limpeza pública da cidade, estão reforçando os trabalhos nos 13 cemitérios da cidade.

Hoje (29) equipes iniciam serviços no Cemitério Central São Francisco de Assis e os localizados no distrito de Souza Lima e Jardim Primavera. A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, já concluiu os trabalhos de limpeza em vários cemitérios, dentre eles, os dos bairros Costa Verde, Passagem da Conceição, Cristo Rei e Guarita.

Serviços de capina, raspagem, pintura de meio fio, recolhimento de restos de velas e flores e de entulhos deixados após construções e reformas de túmulos, pintura de muro, manutenção da iluminação pública e conserto de calçadas no entorno dos cemitérios, estão sendo realizados pelas equipes de limpeza urbana.

“Nesta semana em que antecede o dia de finados estamos fazendo limpeza geral e pequenos reparos nos cemitérios, um uma vez que a visitação será intensa entre os dias primeiro e 2. O serviço de limpeza e conservação dos cemitérios é muito importante, pois prepara os locais para receber a população que irá prestar homenagens aos seus entes queridos. A nossa preocupação é deixar os ambientes mais acolhedores, e com segurança ”, informou o titular da pasta, Breno Gomes.

O secretário fez um alerta e disse que em detrimento ao costume de muitas famílias irem ao cemitério no dia 1 de novembro, é que os trabalhos de manutenção serão realizados até o dia 31. “É importante lembrar aos parentes que habitualmente realizam obras nos jazigos, para que executem os serviços ainda nesta semana e que não deixem nos locais restos de materiais de construção e lixos como sacolas e outros recipientes. Orientamos também para que não deixem jarras de flores com água parada dentro dos recipientes, evitando criadouro do mosquito Aedes aegypti. Já para as limpezas também seguem a mesma regra”, alertou.

Para melhor atender a população, neste sábado as empresa que realizam o transporte coletivo, estarão disponibilizando linhas extras e horários estendidos nas rotas próximas aos cemitérios municipais. A Guarda Municipal também estará trabalhando na organização do trânsito, principalmente, no entorno dos cemitérios. “Policiais da Guarda estarão fazendo rondas em toda a cidade, principalmente nas localidades próximas aos cemitérios. O objetivo e manter o ordenamento do trânsito e a segurança da população, uma vez que a expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelos cemitérios do município neste sábado”, concluiu o secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias.

Várzea Grande possui 13 cemitérios públicos: o Cemitério Recanto da Saudade (Jardim Primavera), Cemitério da Guarita (Guarita), Cemitério Costa Verde, Cemitério São Francisco de Assis (Região Central), Cemitério Cristo Rei, Cemitério Capela do Piçarrão, Cemitério Limpo Grande, Cemitério Pai André, Cemitério Parque do Lago, Cemitério Praia Grande, Cemitério Souza Lima, Cemitério do Capão Grande e Cemitério Passagem da Conceição, e um cemitério particular, localizado no bairro Jardim dos Estados - Recanto da Paz.

Por: Kátia Passos - Secom/VG