Novembro Azul terá ações direcionadas à saúde integral do homem

Saúde e Prevenção
Novembro Azul terá ações direcionadas à saúde integral do homem

No dia 04 de novembro será realizado na Clínica de Atenção Primária do Marajoara a abertura oficial do projeto Novembro Azul 


01/11/2019    447

Depois do “Outubro Rosa”, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, inicia-se a campanha “Novembro Azul” com a temática “Atenção Homens chegou a sua vez: previna-se contra o Câncer de Próstata”. Em Várzea Grande, as Unidades de Saúde e Policlínicas já estão preparadas para a promoção de ações contra o câncer de próstata, que serão promovidas durante todo mês. Serão oferecidos pela secretaria municipal da Saúde, gratuitamente, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia, palestras, além da solicitação de exame de marcador de próstata e encaminhamento para especialistas. A abertura da Campanha Novembro Azul, ocorre nesta segunda-feira (04), às 13h30 na Clínica de Atenção Primária do bairro Marajoara.

A Campanha é uma iniciativa que tem como objetivo alertar sobre a saúde do homem, principalmente quanto a importância dos exames para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, disse que a “Campanha Novembro Azul tem o intuito de prevenir o câncer de próstata e promover mudanças de paradigmas no público masculino em relação à realização do exame. A participação dos homens nesta campanha é fundamental para que o diagnóstico precoce favoreça as chances de cura. A Rede Pública de Saúde está preparada e organizada para ofertas exames e ações de conscientização em todas as unidades de saúde, o nosso papel é fortalecer a Atenção Primária, na saúde preventiva da população ”.

Ainda segundo Diógenes Marcondes, as atividades do Novembro Azul são voltadas para conscientização da sociedade sobre as doenças que prevalecem nos homens. “As atividades são voltadas, principalmente aos homens, mas toda sociedade pode participar para entender sobre as doenças como câncer de próstata e de boca, que prevalecem no sexo masculino. O mais importante é despertar a consciência de que a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata são o caminho mais rápido para cura”, disse.

As Unidades de Saúde já definiram a programação com ações para todo o mês de novembro. Vale destacar, que é importante que os interessados procurem a sua unidade de saúde mais próxima para obter detalhes da programação completa. 

De acordo com a superintendente da Atenção Primária, Celina Thereza Bernardes, Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, a Atenção Primária todos os anos desenvolve Campanha Especial para a data, com a finalidade de esclarecer tabus que rondam o comportamento masculino. A ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas”.

A superintendente explica que o exame da próstata consiste no toque retal e na dosagem sérica do PSA no sangue.  “O objetivo desta, assim como tantas outras campanhas contra câncer, é o diagnóstico precoce. No câncer de próstata, o tratamento e radioterapia têm acima de 80% de chance de cura da doença”.

“No dia 04 de novembro será realizado na Clínica de Atenção Primária do Marajoara a abertura oficial do projeto  Novembro Azul  para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Todo mês de novembro todas as Unidades Básicas irão desenvolver ações educativas de prevenção ao Câncer de Próstata e solicitação de exames. Os agentes comunitários de saúde serão parceiros na divulgação, rastreamento, capacitação para reconhecimento precoce e encaminhamento da população para as Unidades de Saúde - de acordo com área de abrangência.  No dia 07 e 08 de novembro, às 19h30, na Escola Estadual C.E.J.A “Licínio Monteiro da Silva”, haverá palestra sobre o Câncer de Próstata e solicitações de exames”, explica a superintendente.

Exame Próstata - Homens com 50 anos ou mais devem seguir a orientação para fazer os exames de rotina.  No caso daqueles que possuem histórico da doença na família precisam procurar um urologista para avaliar a necessidade de iniciar os exames.

De acordo com pesquisa do Datafolha, em sete capitais brasileiras, entre os homens com mais de 60 anos, grupo que possui maior risco de ter a doença, 38% acham que o procedimento “não é necessário” e 27% nunca fizeram o exame.

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG