Educação participa de Seminário sobre Gestão Escolar promovido pela Fundação Getúlio Vargas

Intercâmbio do Conhecimento
Educação participa de Seminário sobre Gestão Escolar promovido pela Fundação Getúlio Vargas

O objetivo é buscar a equidade nos processos de ensino e aprendizagem


06/11/2019    4931

A superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gonçalina Rondon, participou do "Seminário Gestão Escolar para a aprendizagem de todos e todas", promovido pelo Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE) e o Itaú Social, na última terça-feira, 5, em São Paulo.

De acordo com a superintendente Gonçalina, que representou o secretário municipal de Educação Silvio Fidelis e o município de Várzea Grande, o Seminário debateu um dos grandes desafios da educação brasileira contemporânea, que é a promoção de uma gestão voltada para a aprendizagem, inclusive como um mecanismo de inclusão social. O evento contará com a participação de especialistas na temática.

A abertura foi realizada pela superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, e pelo diretor da FGV DGPE, José Henrique Paim. Em seguida, foi formada a mesa com os palestrantes Jaana Nogueira (FGV DGPE), Mauricio Ernica (Unicamp) e Tiana Tapety (Secretaria Municipal de Educação de Oeiras), mediada por Sofia Lerche (FGV DGPE). O evento contou ainda com a parceria de Avante – Educação e Mobilização; Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec); Comunidade Educativa CEDAC; H+K Desenvolvimento Humano e Institucional; Instituto Avisa Lá; Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); Instituto Qualidade no Ensino (IQE); Instituto Rodrigo Mendes, Oficina Municipal e a participação da Coordenadora de Planejamento Estratégico, Isliene Auxiliadora Corrêa de Magalhães.

A palestrante Jaana Nogueira, em sua abordagem durante o encontro, destacou que é possível desenvolver um trabalho nas escolas com o foco voltado para a aprendizagem apesar de que muitos municípios ainda não apresentam condições adequadas. “A Gestão Pedagógica tem que estar no centro dos processos voltados para a questão da aprendizagem, mesmo que na prática essa questão demande de limitações e desafios por parte dos gestores”, analisou. 

No segundo momento, foram realizadas oficinas com o tema da Melhoria da Educação com grupos focais dos municípios, secretarias, parceiros e instituições para aferir o aprendizado, identificando os desafios, videnciando as expectativas para o próximo ano e 2021, com o advento das novas gestões municipais em todo país.

Segundo a superintendente Gonçalina, a meta ideal é a criar um Portal que disponibilizará o acesso a todas as formações oferecidas, onde o tema predominante é a Gestão Escolar. “O objetivo é buscar a equidade nos processos de ensino e aprendizagem. Todos e todas devem ter o direito ao ensino de qualidade, principal objetivo da inclusão social”, defendeu.

A superintendente informou ainda que, não será somente este programa de melhoria a ser desenvolvido no próximo ano, mas a expectativa para 2021 é de mais cursos de qualificação de professores, planejamento estratégico e parcerias que poderão ser celebradas para promover cada vez mais a melhoria da Educação do município de Várzea Grande.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG