Alunos da EMEB Abdala apresentam em Brasília a peça campeã do Fetran 2019

Alunos da EMEB Abdala apresentam em Brasília a peça campeã do Fetran 2019

A apresentação ocorreu sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

19/11/2019    550

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB ‘Abdala José de Almeida’ do bairro São Mateus, apresentaram a peça “As cores do Trânsito no mundo de Aninha” que foi campeã da etapa estadual no 16° Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN), categoria infantil, semana passada em Brasília.

O Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN) tem o objetivo de promover a educação no trânsito de forma lúdica e diferenciada, com foco nas crianças e adolescentes. Por meio do teatro, os jovens passam a entender a importância da segurança viária tornando-se multiplicadores de boas práticas no trânsito.

Os alunos viajaram para a capital federal a convite dos organizadores do Festival Estudantil FETRAN e se apresentaram na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As apresentações das peças das escolas convidadas ocorreram no auditório do centro de convenções onde estivam presentes o diretor geral da PRF, Adriano Marcos Furtado, o Superintendente de Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena, a Inspetora Iara – Superintendente substituta, o Presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do MT, Átila dos Passos Calonga, demais servidores PRF’s, além de diversas autoridades .

O espetáculo “As cores do Trânsito no mundo de Aninha” encenado pelos alunos Deyvisom Rodrigues Santos, Suzy Jheffinyn Souza, Kevelly Fernanda Barros, Dhian Carlos Lopes, Kawan Abreu, Yasmim Louise Lima, Sara Marcolino e Emelly Beatriz Sena, conta a história sobre as cores do trânsito na imaginação de uma criança, o amarelo, o azul, o verde, o vermelho, o marrom, o laranja e por fim o branco, uma forma divertida de aprender sobre o trânsito. A peça da escola Abdala foi primeiro lugar na etapa regional, onde a escola competiu com 17 escolas do município e em seguida venceu na etapa regional, disputando com outras escolas de Mato Grosso.

De acordo com a diretora Eva de Paulo Vieira Santos, além de campeã da categoria Infantil, a EMEB 'Abdala José de Almeida' também foi premiada nas categorias ‘Atriz Revelação’, ‘Melhor Direção’, 'Melhor Texto’, concorrendo nas categorias Infantil e Infanto-juvenil na edição do FETRAN deste ano.

Além dos alunos de Várzea Grande, participaram das apresentações escolas de Primavera do Leste nas categorias infanto-juvenil e juvenil com as peças teatrais “Florescer” e “O homem que não dava seta” e na categoria especial, alunos da APAE de Campo Verde apresentaram a peça “Uma viagem apaexonante pelo trânsito”.

A viagem também proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a riqueza da arquitetura da cidade de Brasília, o acesso à cultura local, a visitação aos pontos turísticos da capital federal, como a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e um passeio pelo Jardim Zoológico da capital.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG