Alunos do Centro João Ribeiro Filho conquistam medalhas nas Paralimpíadas em São Paulo

Superação
Alunos do Centro João Ribeiro Filho conquistam medalhas nas Paralimpíadas em São Paulo

Três estudantes trouxeram medalhas para Várzea Grande disputando na fase nacional da competição


26/11/2019    467

Movidos pela força de superação, atletas do Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho, conquistaram medalhas na 13º Edição das Paralimpíadas Escolares, realizada em São Paulo, de 18 à 23 de novembro. 

Com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande e por meio da secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), a equipe embarcou para São Paulo no dia 18 e retornou no último sábado (23), trazendo os títulos conquistados para o município.

A equipe que representou Várzea Grande estava formada por três atletas, Eduardo Vitor Souza de Jesus de 13 anos, que foi a estrela do grupo, que conquistou o 1º lugar na categoria tênis em cadeira de rodas em dupla. Pedro Lucas Magalhães Cavanha de 14 anos, que ficou em 2º lugar na categoria tênis de mesa e Soyanne Victória Saldanha de Sales de 13 anos, que ficou a 2 centímetros de conquistar a terceira colocação, ficando em 4º lugar, na categoria arremesso de peso individual.

O secretário Municipal de Educação, Silvio Fidelis, falou do orgulho de fazer parte da história e do desenvolvimento desses atletas. “Mais do que títulos, esses alunos conquistaram experiência na vida deles. São exemplos de superação e a nossa administração está orgulhosa em fazer parte desse momento, incentivando e preparando esses jovens atletas especiais para que cada vez mais possam avançar com seus talentos e alcançar seus objetivos. O esporte transforma a vida, gera sonhos e expectativas, e tudo isso é sempre possível quando a Administração Pública apoia a participação de alunos em competições escolares. Temos incentivado práticas esportivas não só aos alunos mas a todas as comunidades escolares e famílias, com o incentivo ao esporte, na entrega de unidades esportivas e equipamentos por toda a cidade, visando o bem estar e mais qualidade de vida a população desta cidade”, disse o gestor. 

A diretora da unidade, Sirlene Aparecida de Freitas, ressaltou o papel que o centro João Ribeiro representa na vida desses atletas. “Além de ensinar, acompanhamos diariamente a dificuldade de cada um, que é vencida dia após dia. É incentivador a superação de todos os limites que essas crianças especiais enfrentam não só na vida, mais na luta em busca da realização de sonhos e pessoal, na inclusão social”, disse Sirlene.

A equipe viajou na companhia de três instrutores. Um deles é o Sérgio Alves dos Santos, que também é técnico da equipe que participou com garra na competição nacional. Para ele é um orgulho imenso acompanhar esses talentos que participaram de suas primeiras competições em nível nacional. “Eles fizeram por merecer os títulos conquistados, a base de muito esforço e de muita dedicação por parte de todos os alunos do Centro Municipal. Muita superação pode ser apontada para os nossos atletas que possuem uma grande capacidade de ir muito mais além. Nosso objetivo é esforçar mais e mais para que no próximo ano possamos ter mais atletas participando das modalidades nas competições Regional e Nacional e consequentemente trazer muito mais medalhas para Várzea Grande”, garantiu o técnico.    

Pedro Lucas Magalhães Cavanha que conquistou o 2º lugar em tênis de mesa garantiu que já se sente campeão, porque não conquistou apenas uma vice-colocação mais sim experiências que ele jamais esquecerá. “Já tive que começar superando o medo de andar de avião. E lá conheci pessoas que hoje tomei como exemplos para mim, atletas com dificuldades bem maiores do que as minhas conquistando os primeiros lugares e servindo de exemplo, e é isso que eu quero para minha vida, chegar no topo. Vou me esforçar e treinar muito mais porque ano que vem quero trazer medalha de ouro para minha Várzea Grande”, disse Pedro. 

Por: Letícia Kathucia - Secom/VG