27/11/2019 429
Cerca de 300 participantes que representam poder público, organizações sociais, técnicos das Secretarias Municipais, conselheiros de direitos do município e outros importantes atores sociais são esperados para o IV Seminário da Rede de Territórios Educativos e I Ciclo de Debates, com o tema: “Os Impactos das Redes de VG”. O evento é promovido pela Rede de Territórios Educativos em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande e Igreja Batista Nacional Cristo Rei.
O Seminário será realizado no dia 03 de dezembro, na Igreja Batista Nacional do Cristo Rei, a partir das 8h. A Igreja Batista está localizada na Avenida Dom Orlando Chaves, 956, bairro Cristo Rei.
Conforme a secretária de Assistência Social, Flávia Omar, na oportunidade serão abordados temas relevantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na perspectiva de atuação em rede, que é o principal objetivo do evento.
A secretária explica que há quatro anos e meio foi criada a Rede de Territórios Educativos, por meio do Programa Redes de Educação Integral, uma iniciativa da Fundação Itaú Social com execução do CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, que tem a finalidade de fortalecer redes e parcerias entre atores locais de Várzea Grande. Em 2016 ocorreu o I Seminário promovido pela Rede, na oportunidade a Prefeitura de Várzea Grande e outras organizações assinaram Pacto pela Educação Integral no município, elaborado pela Rede de Territórios Educativos visando fortalecer a integração entre família e escola para potencializar o desenvolvimento da criança e do adolescente da cidade.
O seminário contemplará a realização de três painéis sobre a temática do trabalho em rede. O Painel I - “Redes que conectam cidades”, apresentará experiências do trabalho da Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar de Várzea Grande e Livramento e do VG Mais Ação (grupo de voluntários que atende a população vulnerável). O Painel II - “Ensinar é muito mais que passar conteúdo”, com a palestrante neurocientista canadense Adele Diamond, cuja pesquisa mostra que mais que instruir, a Escola deve atender as necessidades sociais e emocionais das crianças e adolescentes, neste painel o mediador será secretário Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis. O Painel III - “Desafio Global” apresentará os projetos Motirô e Nós do Renascer.
No período vespertino, o evento oferecerá oficinas temáticas, onde os participantes deverão escolher previamente no ato da inscrição pelo link https://inevent.com/pt/itau-social/TerritoriosEducativos/hotsite.php: ‘Contação de Histórias’, ‘Dança e Ritmos, Dançando Nossa Cultura’, ‘O teatro a Serviço da Educação’, ‘Dinâmicas de Grupos’, ‘Trabalho Social com Famílias’, ‘Transformação Cultural’, ‘Como Gerenciar Equipes de Trabalho: Transformando-nos’ e ‘A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Aprendizagem’ aproveitando o momento para planejar atividades para o próximo ano.
Vale destacar que o Seminário será realizado no dia 03 de dezembro, na Igreja Batista Nacional do Cristo Rei, localizada Avenida Dom Orlando Chaves, 956, bairro Cristo Rei, às 8h. Mais informações com a integrante da comissão da Rede, Antonina Cajando, pelo telefone (65) 99635-4509 e endereço eletrônico acajango@gmail.com.
Confira a Programação na íntegra:
8h- Credenciamento
8h30 - Café da manhã/Acolhida
9h - Apresentação cultural CORAL Canto & ENCANTO
9h10 - Composição da mesa de Abertura
9h25 - Breve Histórico da Rede e explicação do objetivo 16 ODS: “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”
9h35 - Painel I: Redes que conectam cidades
10h05 - Diálogos (perguntas por escrito)
10h20 - Dinâmica da Ciranda
10h30 - Painel II: “Ensinar é muito mais que passar conteúdo” Profª Adele Diamond.
11h30 - Diálogo
12h - Almoço
13h - Dinâmica
13h10 - Painel III - Desafio Global - Apresentação do Projeto Motirô e Nós do Renascer.
13h25 - Orientação e encaminhamentos
13h30 - Início das oficinas
1. Oficina A Arte de contação de história
2. Oficina de Dança e Ritmos
3. Oficina dançando nossa cultura
4. Oficina O teatro a serviço da educação
5. Oficina de dinâmicas de grupos
6. Oficina de Trabalho Social com Famílias
7. Oficina de transformação cultural
Por: Cláudia Joséh - Secom/VG