O ‘Natal Feliz’ realizado pela prefeitura de Várzea Grande chega a sua 5ª edição se consolidando como um evento tradicional dos festejos de final de ano. Mais que um projeto de entretenimento para as famílias, o ‘Natal Feliz’ se tornou uma vitrine para difusão de talentos e da tradição da cultura local. Nas apresentações dentro do ‘Natal Feliz’, as escolas da rede pública municipal se destacam e mostram muito além do aprendizado diário de sala de aula. A cada performance, os alunos revelam maturidade, criatividade, dedicação, empenho e superação. Nessa edição de 2019, por exemplo, integram a programação mais de 1,1 mil alunos da rede municipal, representando 17 unidades escolares. A participação em 2019 é recorde, conforme a secretaria municipal de educação.

“O ‘Natal Feliz’ é um evento coordenado pela secretaria de Educação, mas que tem apoio e adesão de todas as secretarias municipais e de parceiros como entidades filantrópicas e escolas estaduais e particulares que atuam no Município. Não há dúvidas de que o evento, já tradicional na programação de final de ano, se tornou uma vitrine de talentos, que pouco a pouco, atraiu à atenção de artistas locais que fazem questão de participar do ‘Natal Feliz’. Nosso projeto cresceu tanto, que estamos hoje ocupando todo o Largo do ginásio poliesportivo do Fiotão, e novamente, contabilizando recorde de participação de artistas, alunos, escolas, parceiros e especialmente de público”, destaca o secretário municipal de Educação, Sílvio Fidelis.

Fidelis ressalta ainda, que, especialmente para os alunos da rede pública municipal, o ‘Natal Feliz’ marca o encerramento do ano letivo. “No palco, a gente pode observar muito do que os alunos puderam aprender durante o ano, pois a cada apresentação, encenação, coreografia aqui demonstrada, vemos o resultado de várias experiências absorvidas ao longo do ano. O trabalho de excelência que realizamos na Educação Municipal vai muito além do pedagógico de sala de aula”.

A maior parte dos alunos que já se apresentou ou que ainda vai se apresentar no ‘Natal Feliz’ desse ano, integra o projeto “Escola em Tempo Ampliado (ETA)”, implantado em 2015, pela prefeitura. Os alunos do ETA passam o dia na escola. Pela manhã aprendem as disciplinas regulares de cada série do Ensino Fundamental, almoçam na escola e à tarde, participam de oficinas que estimulam o raciocínio lógico, a interpretação de texto, a comunicação, as artes e os esportes. “Dá parâmetros para decisões futuras dos alunos, especialmente em relação à profissão que vão querer exercer na vida adulta”.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, o ‘Natal Feliz’ se tornou, nesse período de final de ano, o maior cartão postal da cidade e o ponto de encontro favorito das famílias. “Foram quatro edições na Praça Aquidaban, e hoje, estamos aqui ocupando o espaço do Fiotão. O evento estimula as pessoas a quererem participar, os artistas foram estimulados a produzir e nossa população tem um local seguro de entretenimento”.

O secretário de Educação, Sílvio Fidelis, lembra que desde a primeira edição do ‘Natal Feliz’, as escolas municipais sempre tiveram participação maciça, sendo as primeiras a acreditar na ideia do projeto. “Nessas edições, o ‘Natal Feliz’ foi revelando ano a ano e despertando o interesse de escolas de danças, de entidades folclóricas e filantrópicas como o Instituo Jayminho, que tem no ‘Natal Feliz’ uma vitrine para mostra de seu trabalho anual e que fazem questão de ser apresentar. Criamos um evento que tomou uma dimensão tão grande, que sem medo de errar, posso dizer que passou a ser a maior manifestação cultural anual de Várzea Grande”.

AS ESOLAS – Participam da 5ª edição do ‘Natal Feliz’ de Várzea Grande, as seguintes Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB): Abdala José de Almeida, Professor Paulo Freire, Benedita Bernardina Curvo, José Estejo de Campos, Marilce Benedita de Arruda, Emanuel Benedito da Silva, Faustino Antonio da Silva, Salvelina Ferreira da Silva, Aristides Pompeo de Campos, Lúcia Leite de Campos, Júlio Domingos de Campos, Euraide de Paula, Nair de Oliveira, Honorato Pedroso de Barros, Tenente Abílio de Moraes, Deputado Ary Leite de Campos e Dirce Leite de Campos.

O NATAL FELIZ - Além do novo endereço do ‘Natal Feliz’, -  na Praça do Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos, o Fiotão - a 5ª Edição do 'Natal Feliz' também inova com a instalação de dois palcos para as apresentações natalinas com iluminação especial, parque de diversões infantil e uma estação de trem. Essa atração tem registrado as maiores filas do espaço, pois as crianças podem dar um passeio pelo Centro da idade na companhia dos ajudantes do Papai Noel.

A programação do ‘Natal Feliz’ teve início no último dia 30 e se encerra no próximo dia 22 de dezembro. Mas toda a decoração do espaço estará disponível para visitação até o dia 6 de janeiro de 2020.

No último final de semana de atrações culturais irão se apresentar:

21/12 – Sábado:

- Das 19h às 21h - Banda Municipal de Várzea Grande

- Apresentação 'Tempos da Brilhantina' da Escola Estadual Elizabeth Mineiro

- Dança do ventre com o grupo Natasha Zaar

- Peça teatral 'Atos' do Instituto Faces

- Coral Mato Grosso

- Musical da Associação Caminhando Para Mais Um Sonho (Acamis)

- Banda Embalo Sim.  

22/12 – Domingo:

- Das 19h às 21h - Banda Municipal de Várzea Grande

- Coral Vozes de Várzea Grande

- Apresentação de instrumentos musicais com a Associação Cáritas

- Banda União Samba

- Encerramento com o cantor Jero Neto.