A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes, Lazer de Várzea Grande (SMECEL/VG) começa o ano de 2020 com um calendário de projetos e ações voltados ao incentivo ao esporte e aperfeiçoamento da qualidade do esporte local, além, de proporcionar mais lazer as comunidades. De acordo com cronograma elaborado pela pasta, o objetivo para esse ano é dar continuidade aos trabalhos já iniciados em 2019 junto às escolas, comunidades e equipes esportivas do município.

O secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, ressalta que os projetos esportivos têm como focos a inclusão social, a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidadania e de seus participantes. “São determinantes importantes para a nossa gestão, pois atinge a população diretamente, desde o aluno do ensino básico como o idoso que é assistido pelas ações que vem sendo desenvolvidas. Não medimos esforços para fortalecer o esporte e o lazer em Várzea Grande. Em 2019, obtivemos vários avanços, contudo, continuaremos nosso trabalho para alcançarmos mais vitórias para nossos atletas e para a cidade”, frisa o secretário .

Entre as ações realizadas pela secretaria, destacam-se os projetos inseridos no Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), da Secretaria, sendo um deles o “Projeto Qualidade de Vida”, onde são desenvolvidas propostas de mudanças de hábitos saudáveis e promoção da qualidade de vida para crianças, jovens e adultos, no estímulo as práticas esportivas e alimentação saudável, desenvolvido nas comunidades, parques e espaços Fit Esportivo.

De acordo com Superintendente de Esportes, Jadir Pereira, o projeto está sendo executado no Parque Tanque do Fancho, de segunda a sexta das 06:30 às 07:30h e das 17:30h às 18:30h e aos sábados das 06:30h às 07:30h, no Parque Flor do Ipê, às segundas, quartas e sextas-feiras das 06:30h às  07:30h e das 19:30h às 20:30h, na Via 31 de Março, às quartas e domingos das 18:00h às 19:00h, no Cras do Cristo Rei, segunda, quarta e sexta das 05:30h às 07:00h para as pessoas da terceira idade e no Espaço Fit São Domingos Sávio, de segunda à sexta das 17:00h às 18:30h. As atividades atendem a todas as faixas etárias. A Meta é expandir para mais bairros da cidade durante o decorrer do ano. Fazem parte das atividades, aulas de zumba, aeróbica, caminhada assistida, funcional, avaliação e monitoramento físico, ginásticas e teste de glicemia, todas as aulas são ministradas por educadores físicos devidamente registrados no Conselho Estadual de Educação Física (CREF-MT)

Outro grande evento organizado pela Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Cultura  foi os Jogos Escolares Municipais Várzea-grandenses, que ocorreu no ano passado, entre os meses de abril à junho, que mobilizou mais de 3.000 mil alunos entre atletas e torcedores nas modalidades de atletismo, basquete, futebol de salão, handebol, voleibol, basquete, badminton, tênis de mesa, natação e ginástica rítmica.

“Equipes de Várzea Grande chegaram a se classificar para a etapa nacional dos jogos. Além disso Várzea Grande depois de mais de uma década  foi sede da fase Estadual dos Jogos Escolares da Juventude, modalidade individual, a cobertura foi possível graças a inauguração do novo Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos, o Fiotão. A competição teve como sede a cidade de Várzea Grande, nas disputas e categorias infantil e infanto-juvenil, masculino e feminino.

Além disso com mais de R$ 2 milhões em recursos próprios do Tesouro de Várzea Grande, a prefeita Lucimar Sacre de Campos revitalizou totalmente o Estádio, ‘Dito Souza’, uma obra que foi reconstruída e melhorada para fomentar a prática de futebol profissional e amador da segunda maior cidade de Mato Grosso. E ainda fazendo parte do pacote de obras incentivando o desenvolvimento dos nossos alunos, cinco escolas municipais ganharam quadras de esportes novas e cobertas. Além das quadras de esportes que passaram por reformas gerais ou até mesmo pequenos reparos”, frisa Jadir.

Ainda segundo o superintendente, os projetos desenvolvidos nas escolas receberão uma atenção especial nesse ano de 2020. Um deles é o Projeto “Dá pra brincar”. A proposta das atividades é proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa, construtiva e distante do mundo de tecnologia em que vivemos nos dias atuais, pois, através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

“Toda a comunidade participa. Começamos com a pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância. Pesquisamos juntamente com os alunos, em livros sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras e selecionamos alguns brinquedos que possam ser construídos pelas próprias crianças, como bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros. E por final partir para a brincadeira”, finaliza.