Nova Praça Sarita Baracat resgata a história política e cultural de Várzea Grande

Espaço Familiar e de Lazer
Nova Praça Sarita Baracat resgata a história política e cultural de Várzea Grande

Reinaugurada a nova Praça, foi revitalizada, remodelada e tem a intenção de promover qualidade de vida para todos


28/02/2020    665

Marco histórico, político e cultural de Várzea Grande, a Praça Prefeita Sarita Baracat de Arruda foi entregue a população e vai se tornar um novo espaço de lazer e entretenimento para a população e para as famílias.

Antiga Praça Aquidaban, inaugurada pela então prefeita de Várzea Grande, Sarita Baracat de Arruda em 1968, na região central do município e em uma das principais avenidas a Couto Magalhães, e que na época homenageou um indígena que viveu na cidade, o novo espaço adotou um conceito diferenciado, aliando lazer, entretenimento, prática esportiva e principalmente despertando na população a necessidade de zelar pelas áreas públicas e por um convívio mais humanizado.  

O novo espaço está localizado na região central e foi contemplado com Programa Municipal de Revitalização dos Equipamentos Públicos de Lazer do município promovido pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

O programa investiu R$ 1 milhão na reforma e ampliação de 3.483,44 m² de área total da Praça Prefeita Sarita Baracat.  O programa global injetou cerca de R$ 2 milhões para melhorias de 12 Praças Municipais. A ação faz parte do pacote de obras, reestruturação, ampliação e revitalização de espaços públicos de lazer e entretenimento.

Lucimar Sacre de Campos, lembrou ter sido Sarita Baracat uma grande entusiasta de espaços de lazer para as pessoas e famílias. “Por este motivo homenageamos Sarita Baracat que nos apoiou desde quando chegamos à administração municipal e sempre exortou a sensibilidade que as mulheres gestoras têm para com pequenas iniciativas de grande repercussão social”, disse a prefeita sinalizando aos presentes que a própria Sarita Baracat enquanto prefeita inaugurou aquele espaço 52 anos atrás.

“Desejamos que todos os cidadãos de Várzea Grande tenham o espírito público e a dedicação que Sarita teve enquanto mulher, mãe, professora e prefeita, mas muito mais como cidadã que ama a terra aonde nasceu e aonde foram-lhes dadas tantas oportunidades. A prefeitura sempre estará de portas abertas, para quem, de forma proativa contribuiu e ainda contribui com o desenvolvimento e progresso do município. Formaremos assim uma cidade diferenciada, com progresso e que busca a qualidade de vida integral para todos”, frisa Lucimar Sacre de Campos.

Conforme o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, o projeto de revitalização e recuperação de espaços públicos, destinado os mesmos para resgatar a qualidade de vida e o conceito de convivência familiar entre as pessoas, teve início nesta gestão com a finalidade de otimizar e revitalizar os espaços públicos.

“Quando assumimos, começamos a fazer projetos de como iríamos planejar, executar e concluir o resgate destes espaços e isto que estamos implementando sob o comando da prefeita Lucimar Sacre de Campos. Sem dúvida é uma das mais belas praças de Várzea Grande. Com a ampliação, revitalização e ornamentação atrairemos visitantes de todas as partes, além de fomentar e fortalecer o comércio local da região central. O local recebe um totem com a bibliografia da ex-prefeita Sarita Baracat, a nossa homenageada e do fundador de Várzea Grande, Couto Magalhães nome da avenida em que se encontra localizada a praça”, disse o secretário.

A reforma e ampliação contempla a instalação de novas e modernas luminárias retangulares em LED, novos postes, parque infantil, Estação Fit VG 7, espaço de convivência e lazer, pórtico de referência da cidade, estacionamentos, pavimentação com paver colorido, espaço de lazer, piso tátil que facilita a mobilidade de deficiente visual, pintura destacada, bancos, pergolado, troca de conjunto semafórico, e outros equipamentos que constam no projeto urbanísticos especializados. O busto de Couto Magalhães que foi instalado na praça no aniversário de 100 anos de Várzea Grande, foi totalmente restaurado.

A arborização segue novos conceitos de parques nacionais.  No local foram plantadas 40 novas árvores e a manutenção de duas espécies já existentes (pitomba e palmeira-real). A praça teve transformação significativa e adquiriu detalhes que formam sua imagem atual com modernização, acessibilidade e mobilidade urbana para população.

O senador Jayme Campos que já administrou Várzea Grande por três mandatos, assinalou que a cidade vive um novo momento em sua história e que tem conseguido através da gestão da prefeita Lucimar Sacre de Campos, aliar crescimento econômico, fomentado pelas obras públicas que geram emprego e renda, com ações importantes como o resgate de espaços antes abandonados cedendo espaço para áreas de lazer, entretenimento, prática esportiva e principalmente incentivando a integração social entre pessoas, entre famílias.

“Em todas as regiões e bairros de Várzea Grande tem a presença do Poder Público municipal fazendo obras, ações e medidas que melhoram a qualidade de vida da população”, disse Jayme Campos.

“O posto da Guarda Municipal foi reconstruído para melhor acomodação dos profissionais, sendo o espaço remodelado e com novo mobiliário o que garante maior segurança para pedestres e lojistas na região central. A obra é moderna e garante a visualização de 180° dos guardas por toda a extensão da praça que está compreendida entre as ruas 24 de Outubro e Tenente Cipriano. O posto de apoio da guarda terá expediente 24 horas, nos sete dias da semana, além de viaturas para realizar rondas na região central”, frisa o comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero.

O representante da homenageada “Sarita Baracat”, o secretário de governo, Kalil Baracat disse que a família recebe a justa homenagem com muita gratidão. “Minha avó sempre foi protagonista da História de Várzea Grande no segmento educacional e político com relevantes trabalhos desenvolvidos em prol do progresso da cidade. Ela atuou como deputada estadual e prefeita de Várzea Grande, um ícone feminino no cenário político da época. Estamos felizes e lisonjeados pela homenagem da gestão atual”, frisa.

Para a lojista Cleonice Pereira Oliveira, a reforma da praça trouxe mais qualidade de vida à região central, pois é completa com segurança, parque e academia. “Estamos felizes com este ato da gestão porque ficou muito linda e ecologicamente correta, além de termos um posto de segurança da guarda municipal. Saímos do ruim para o extraordinário. Os comerciantes estão contentes com a iniciativa que irá alavancar as compras e consequentemente fomentar a economia da região”.   

A solenidade contou com apresentações culturais do Siriri Infantil e Juvenil Estrela Guia, rasqueado e Banda Musical da Prefeitura de Várzea Grande, e a exposição de quiosques com comidas típicas representadas pelas famílias tradicionais da cidade como Reveles, Coelho, Felfili, Baracat, entre outras. 

Por: Cláudia Joséh - Secom/VG