Profissionais da Educação promovem ciclo de capacitação para municípios de MT

Base Nacional Comum Curricular
Profissionais da Educação promovem ciclo de capacitação para municípios de MT

Participaram da formação professores, Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), Gestores, coordenadores escolares e Secretários de Educação dos municípios de Novo Santo Antônio, Serra Dourada e Bom Jesus do Araguaia


03/03/2020    178

Uma equipe formada por profissionais da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que foram os redatores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Referencial Curricular (DRC/MT), promoveu um ciclo de formação para professores e gestores a convite da Secretaria de Educação no município de Novo Santo Antonio, 930 km de Várzea Grande.

De acordo com o Secretário Silvio Fidelis, a solicitação partiu da secretária de Educação de Novo Santo Antonio, Maria José Soares de Moura, que após assumir no início de 2020, tomou conhecimento de que nada ainda havia sido feito para a implementação do Documento Referencial Curricular (DRC/MT) naquele município. “A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através do DRCMT precisa ser feita este ano de 2020, razão pela qual é de suma importância que as formações contemplem os profissionais da Educação de todos os municípios do Estado” destacou Fidelis.

Participaram da formação professores, Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), Gestores, coordenadores escolares e Secretários de Educação dos municípios de Novo Santo Antônio, Serra Dourada e Bom Jesus do Araguaia, aproximadamente 100 profissionais da rede municipal e estadual.

No primeiro dia, o início aos trabalhos foi marcado pela explanação de todo o contexto de implementação do DRC MT, também foi apresentada a estrutura do documento, as 10 competências da Base e toda a estrutura do DRC.

No período vespertino, as formadoras deram continuidade com os professores divididos em duas salas. O grupo de secretários, coordenadores pedagógicos e diretores escolares foi atendido em sala específica para a capacitação na prestação de contas, coordenada pelo Técnico da Undime/MT, Thalles Monteiro.

A professora Vanilda Mendes iniciou o trabalho de orientação do grupo de secretários, coordenadores pedagógicos e diretores escolares sobre como cada Secretaria deve se organizar para rever seus documentos orientadores, que são diferentes de Secretaria para Secretaria.

No segundo dia de formação, houve a continuidade das orientações para os Secretários de educação e Gestores sobre a importância de se fazer um plano de ação para a devida implementação do DRC MT em cada município e para revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) e como deve ser realizado o levantamento da demanda formativa.

As formadoras, professoras Rosana Fátima e Wanda Cecília, desenvolveram o trabalho com o Documento Referencial Curricular (DRC), partindo da Educação Infantil até o ensino fundamental – anos finais, promovendo o trabalho com a competência e habilidades de cada componente.

Para o secretário Silvio Fidelis, o convite para a promoção de formações junto aos profissionais da Educação de municípios de Mato Grosso, só reforça a posição de excelência da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que faz parte da política de valorização dos gestores, técnicos e profissionais da Educação de Várzea Grande. “Nossas equipes estão sempre atendendo aos municípios do interior, o que nos orgulha, pois são preparados e tem um nível elevado de experiência profissional, fruto do esforço de cada um” afirmou.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG