Prefeita participa da Abertura Oficial das celebrações a Nossa Senhora da Guia

153 anos de devoção, Cultura e Fé
Prefeita participa da Abertura Oficial das celebrações a Nossa Senhora da Guia

A festa de Nossa Senhora da Guia é a segunda maior festa católica de Mato Grosso e uma das maiores manifestações religiosas do  município de Várzea Grande

06/03/2020    321

Marcada pela devoção, cultura, tradição e a fé da comunidade católica do município de Várzea Grande, teve início nesta sexta-feira (6), a abertura das festividades em comemoração aos 153 anos de Nossa Senhora da Guia, Padroeira do Município de Várzea Grande. Fiéis percorreram as ruas da região central da cidade na procissão da penitência, que saiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo até a igreja de Nossa Senhora da Guia onde foi realizada a missa em ação de graças. A festa de Nossa Senhora da Guia é a segunda maior festa católica de Mato Grosso e uma das maiores manifestações religiosas do município de Várzea Grande.

A grande festa de Nossa Senhora da Guia abre também oficialmente as comemorações de aniversário de Várzea Grande, que no dia 15 de maio completa 153 anos de fundação.

Para a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a festa da padroeira da cidade é um momento único, onde todos os fiéis se mobilizam e fortalecem a fé. “A procissão de abertura, assim como as novenas e missas são momentos de renovação e reflexão. Eu como gestora da cidade me sinto grata em participar dessa manifestação de devoção realizada por esse grupo católico. Como devota de Nossa Senhora da Guia, não poderia deixar de vivenciar esse momento de união e consagração’’, destacou.

Como ressalta a prefeita, Várzea Grande também está em festa, pelos seus 153 anos, por isso é importante pedir também neste momento de fé, que a cidade tenha mais desenvolvimento, tenha mais prosperidade, mais saúde, mais educação, mais infraestrutura em prol de toda a população.

“Estou aqui para agradecer e ao mesmo tempo pedir bênçãos para continuar trabalhando cada vez mais para a nossa cidade e devolvendo a população condições mais digna de se viver. A festa Nossa Senhora da Guia tem uma importância histórica para a nossa cidade, é uma expressão cultural de fé e tradição religiosa, que tem atravessado todos esses anos, demonstrando a força da religiosidade popular do nosso povo, e devemos preservar, e a cada ano fortalecer. A Administração Municipal é parceira em todas as manifestações culturais que preservam a história e a cultura de nossa gente”, disse a prefeita.

Padre Alcimar da Costa Magalhães destacou a importância de todos os envolvidos nesta grandiosa festa, que abre as programações nesta primeira sexta-feira do mês de março, mas que seguira com diversas ações até o dia 3 de maio, data em que será realizada a grande festa em homenagem a Nossa Senhora da Guia. “A partir de amanhã as bandeiras com a imagem da santa estarão percorrendo as avenidas e diversos bairros da cidade, levando o aconchego e graças às famílias, por isso a participação de todos é necessária para o sucesso dessa grande festa”, disse o pároco enaltecendo também a participação ativa e representativa do poder público municipal na realização do evento.

Dona Maria José de Anunciação, 71 anos, moradora da região de Praia Grande acordou às 3 da manhã para participar da procissão de penitência. “Há mais de 30 anos participo desse evento e a devoção à Nossa Senhora da Guia aumentou depois que eu consegui uma graça, a saúde de um filho enfermo. Desde então eu participo ativamente desse momento de fé. Enquanto tiver saúde, eu estarei aqui”.

Denis Rogério Viana, morador do bairro Figueirinha, também acordou cedo para participar da procissão. Assim como muitos devotos da santa, também teve uma graça alcançada. “Há 5 anos participo desse ato, e a satisfação em trabalhar em prol da igreja me faz bem e renovado. Eu e minha família somos gratos a nossa senhora por isso me sinto no dever de manifestar a minha devoção dedicando um pouco do meu tempo a igreja”.

Visivelmente emocionada, a dona de casa, Dona Lurdes de Lino, moradora da região central, disse que este ano a celebração vai ficar marcada por toda a sua vida, pelo fato dela e seu esposo serem os escolhidos para coroarem Nossa Senhora durante a missa em Ação de Graças. “Eu e minha família somos devotos a Nossa Senhora da Guia e esse ato representa muito, principalmente para mim que perdi o meu pai recentemente. Este é um momento de fé, mas também de muito conforto e acima de tudo gratidão”.

PROGRAMAÇÃO: De 7 à 29 de março a bandeira com a imagem de Nossa Senhora da Guia estará percorrendo várias avenidas da região central e bairros da cidade. Neste mesmo período outro grupo estará realizando visitas nas comunidades.

De 23 de abril à 1 de maio haverá na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a realização de novenas da padroeira. No dia 2 de maio haverá carreata com a imagem de Nossa Senhora da Guia, missa na matriz, abertura da feira gastronômica, artesanal e cultural, e shows musicais.

Já no dia 3 de maio – data da grande festa – será realizada às 5h30 alvorada; às 8h procissão; às 9h missa festiva no CEPAC; às 11h feira gastronômica, artesanal e cultural; 12h show do Instituto Jaiminho; 13h show de Nico e Lau; Show Kleiton e Cleberson; às 15h banda Scort Som e às 17h grande festival de prêmios.

Por: Kátia Passos - Secom/VG