Evento evidenciou mulheres que ocupam mercado de trabalho em todas as áreas

Dia Internacional das Mulheres
Evento evidenciou mulheres que ocupam mercado de trabalho em todas as áreas

O evento contou com a participação de cerca de três mil mulheres, moradoras de Várzea Grande


09/03/2020    506

Mulheres encantadoras, talentosas e criativas foram à inspiração para o tema da comemoração ao Dia Internacional da Mulher realizado na noite de sexta-feira, 06 de março, no ginásio Poliesportivo Fiotão, em Várzea Grande. Além de diversas atrações artísticas e culturais, cuidados com a saúde e beleza, a 5ª edição do evento “Mulher, sua Magia é o Amor”, realizado pela Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretaria de Assistência Social, oportunizou ao público presente conhecer a história de dez mulheres corajosas que resolveram seguir seus sonhos, ouvir seus instintos e fazer o que amam seguindo profissões que antes eram ocupadas exclusivamente por homens.

“Cada mulher é única e especial. Buscamos trazer inspirações para todas as gerações. Exemplos de mulheres atuais, guerreiras e comprometidas em transformar suas vidas através do trabalho, do amor com seus filhos, maridos, pais e sua fé. Também trouxemos serviços de beleza e saúde para que cada uma pudesse se sentir especialmente cuidada no dia de hoje. As mulheres de Várzea Grande são especiais e nossa gestão as tratam assim, empoderadas e valorizadas por aquilo que fazem e conquistam”, declarou a prefeita Lucimar Sacre de Campos, durante a abertura do evento.

O evento foi conduzido pela artista regional de stand up Eduardo Butakka que trouxe ao palco do “Mulher, sua Magia é o Amor” uma das suas personagens mais famosas Penélope P, uma sexóloga. “Foi um evento de muita sensibilidade e inteligência pois uniu atrações divertidas e descontraídas como show de mágica, coral, uma banda de música fantástica, cantoras e, ao final o evento foi coroado com um desfile de mulheres fortes que exercem profissões reais, hoje sem distinção de gênero”, avaliou o artista.

Entre as mulheres que desfilaram, Wandonil Rodrigues de Campos, é pedreira e trabalha na construção civil e, Mariane Vieira Pereira é frentista. Ambas declararam que enfrentaram que o trabalho não é fácil e já sofreram preconceito. "Esse emprego significa muito para mim, é uma conquista. Eu sei que há todo um julgamento pela sociedade, mas grande parte me apoia também. Eu conquistei e com esta conquista ajudo no sustento da minha família", completa Wandonil.

Para a delegada da Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande, Elaine Fernandes da Silva, apesar de as mulheres já terem ocupado diversos espaços conquistados ainda há pelo que lutar. “Vemos mulheres chefes de família, na política, policiais, jornalistas, médicas, diferentes áreas. Mas todas ainda sofrem preconceito e violência infelizmente. Não se trata da profissão e sim de barreiras culturais a serem vencidas”, disse.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, que também desfilou durante o evento, destacou que uma forma das mulheres combaterem preconceitos está no engajamento daquilo que se propõem a fazer. “Eu por exemplo, faço o meu melhor enquanto prefeita do segundo maior município do Estado de Mato Grosso. Me perguntam das grandes responsabilidades da função que exerço como prefeita de Várzea Grande. Se eu tenho tempo para dormir, por exemplo. Realmente as responsabilidades são muitas. Mas quando temos compromisso com o que fazemos e nos empenhamos com amor as soluções e resultados vêm facilmente. A vida política pode ser uma via de inspiração para novas mulheres várzea-grandenses que queiram fazer a diferença na sociedade e em suas famílias e combater estes preconceitos. Lugar de mulher também é na política”.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar, lembrou que o dia 08 de Março, atualmente é mais do que uma data comemorativa, é um dia para lembrar da luta traçada por mulheres para alcançar direitos, muitos já conquistados e outros que ainda estão por vir. “Escolhemos dez mulheres inspiradoras que se destacam naquilo que fazem, tanto profissionalmente quanto no que acreditam, todas nós deveríamos ter acesso a educação, que violências não deveria existir, assim como o preconceito, dentre tantos motivos que mostram a importância do papel e o empoderamento da mulher na sociedade”.

Também desfilaram a guarda municipal Inês Guimarães, a engenheira Leilly Francy Leite de Oliveira, a eletricista Neuza de Almeida Oliveira, a policial Francieli Regina da Silva, a empresária Andréia de Barros Caldas Teixeira, e, a bombeira Rafaely Santos da Silva. Prestigiaram o evento além dos vereadores de Várzea Grande Gisa Barros, Carlos Garcia, Ícaro Reveles e Claido Celestino da Silva a defensora pública Tânia Mattos, o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, a presidente da OAB/VG Flávia Petersen Moretti e a presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas, Ana Emilia Sotero.

ACOLHIDA – Espaço de beleza, espelho fotográfico e ginástica laboral. Todas atividades oferecidas gratuitamente antes e durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “As massagens da ginástica laboral foram oferecidas pela equipe da secretaria de Educação, Cultura e Esportes e os cuidados de beleza com maquiagem e penteados gratuitos foram realizados pelas Amigas Empreendedoras, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social”, informou a secretária da pasta Flávia Omar.

A dona de casa Silmara de Pinho Gomes, estava ansiosa para chegar em casa e ver a reação do marido coma sua transformação. “Adorei, foi a primeira vez que participei. Estou ansiosa para ver se meu marido vai gostar do penteado e da maquiagem. Mas o que me motivou e encantou foi ver que mulheres se destacam em várias profissões. Querer e poder”, disse.

Lurdes da Silva Fernandes, moradora do bairro Marajoara, experimentou um pouco de tudo e aprovou o evento. “Me diverti bastante esta noite. Foi muito agradável. Assisti à boa música, recebi massagem relaxante, fui maquiada e ainda tirei uma foto para levar como recordação do evento. Valeu a pena”, declarou.

Sara Pinheiro, ex-aluna do curso de designer de sobrancelhas e maquiagem do 'Amigas Empreendedoras' também aproveitou o evento. “Foi uma oportunidade para mostrar meu talento. Aquilo que aprendi e hoje é uma profissão. Além de poder trabalhar com a autoestima de outras mulheres. Estou feliz em poder compartilhar com as mulheres que aqui hoje vieram, a minha nova profissão, conquistada com cursos que fiz no projeto ‘Amigas Empreendedoras’. Uma oportunidade que agarrei e obtive resultado”.

Por: Rafaela Maximiano - Secom/VG