Ações preventivas têm boa adesão no Várzea Grande Shopping e atendeu 800 pessoas

Saúde e Prevenção
Ações preventivas têm boa adesão no Várzea Grande Shopping e atendeu 800 pessoas

Entre os atendimentos realizados foram as vacinas, atualização do cartão SUS, aferição de pressão, verificação de Dexto (glicemia), realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e C, distribuição de preservativos, além de coleta de preventivo de câncer do colo do útero - CCO- e exames de mama


09/03/2020    545

Numa parceria da secretaria Municipal de Saúde com a direção do Várzea Grande Shopping, foram ofertados aos funcionários e clientes do estabelecimento comercial vários serviços de saúde na área de prevenção, na tarde de sábado (7 de março). No total foram realizados 783 atendimentos entre vacinas, atualização do cartão SUS, aferição de pressão, verificação de Dexto (glicemia), realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e C, distribuição de preservativos, além de coleta de preventivo de câncer do colo do útero – CCO- e exames de mama.

Equipes das Unidades Básica de Saúde também realizaram atendimentos direcionados às mulheres. As atividades foram desenvolvidas dentro da programação do Dia Internacional da Mulher e dentro das ações da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Só de vacinas foram aplicadas cerca de 250 doses.

“Essa parceria já acontece em várias ações da Saúde Pública, sendo uma grande oportunidade para estarmos onde a população está. O nosso objetivo e alcançar o maior número de pessoas com a oferta de serviços na saúde preventiva. Promover a saúde é uma das melhores formas de se ter uma vida longa e produtiva. Em muitos municípios a maior parte dos investimentos em saúde é aplicada em atendimento curativo e pouco é destinado à prevenção de doenças. Em Várzea Grande estamos modificando esta ótica, é claro que a atenção terciária requer mais recursos, mas se olharmos o cidadão em suas necessidades básicas, dando a eles oportunidades e acesso a exames, que previnem as doenças, vamos cada vez menos investir na medicina curativa. Neste ano mudamos as estratégias de nossas ações, indo em locais onde a população circula, com a oferta desses serviços, isso vem melhorando nossos índices da Atenção Primária e possibilitando alcançarmos nossas metas planejadas”, explicou o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes.

O secretário explica ainda que a Saúde Pública de Várzea Grande traçou para este ano planos e programas com ações voltadas em evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar de sua saúde, dentro da estratégia Saúde da Família. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida, que identificam precocemente possíveis danos que podem causar a população, por exemplo, as ações da Vigilância em Saúde, que identificam a causa, toma as medidas, e alerta a população para riscos, como exemplo da dengue, a aplicação de vacinas que evitam doenças, entre tantas outras doenças as chamadas silenciosas, como os tipos de diabetes, que podem ser identificadas com testes de glicemia. O mais importante é que a população está sendo receptiva as nossas ações e participando, fazendo os exames disponíveis na Rede SUS de Várzea Grande”, completou.

Cliente do estabelecimento, Maydana Machado, 28 anos, buscou atendimento logo que as equipes chegaram ao shopping. “Fiz o exame preventivo e o encaminhamento para colocação de DIU - tipo de contraceptivo - além dos testes de HIV e Glicemia. São exames que deveria ter feito há algum tempo, mas não sobrava tempo para ir a uma UBS. Essa oportunidade é muito importante para nós que viemos aqui hoje para pagar contas, e aproveitar para fazer os exames. Fico mais tranquila de estar com estes exames em dia”, observa.

A responsável técnica da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina de Oliveira destaca a parceria da Autarquia de Saúde com a direção do shopping. “Sempre que é possível buscamos levar ações de saúde para os funcionários e clientes do Shopping. No momento estamos fazendo uma busca ativa para regularizar o calendário de vacinas das crianças, jovens e principalmente aumentar a cobertura vacinal na aplicação da vacina contra o sarampo. Todas as unidades de saúde do município estão empenhadas nesta ação. A vacinação tem eficácia comprovada, prevenindo doenças e em alguns casos erradicando-as, como é o caso da poliomielite, que não existe no Brasil desde o início dos anos 90 devido às políticas de prevenção do Sistema Único de Saúde. Para ela, ações como essa são importantes, pois possibilitam o acesso de pessoas que tem dificuldades de ir aos postos de saúde durante a semana. “É fundamental que os pais ou responsáveis compareçam aos postos de saúde aproveitando a campanha para atualizar a caderneta de vacinação das crianças”, diz Relva Cristina.

Por: Da Redação - Secom/VG