Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente empossa eleitos para o biênio 2020/2022

Vontade Popular
Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente empossa eleitos para o biênio 2020/2022

Eleição respeitou a vontade popular dos eleitores que compareceram, mesmo sem obrigação para a escolha


10/03/2020    573

A prefeita Lucimar Sacre de Campos validou a vontade popular manifestada em eleições gerais com a posse de 40 conselheiros tutelares da Criança e do Adolescente, sendo 20 titulares e 20 suplentes.

Eles exercerão seus mandatos no biênio 2020/2022 e terão a missão de auxiliar e fiscalizar as políticas municipais na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A prefeita reforçou a importância do Conselho para Várzea Grande e para sua gente, tanto que todo o processo de eleição foi acompanhado pelo Ministério Público Estadual (MP).

“Mais do que tomar posse, vocês conselheiros, terão pela frente uma grande missão, que é desempenhar um papel de conciliador, e acima de tudo de cuidado e se possível amparo legal, garantindo as crianças e adolescentes, proteção e amor e acesso as políticas públicas”, destacou.  

Lucimar Campos lembra que desde quando assumiu a gestão, da segunda maior cidade de Mato Grosso, tem investido na garantia e na proteção de crianças e jovens, e não somente no setor social, mas em áreas essenciais como saúde e educação.

“Recentemente entregamos a última etapa do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, onde as crianças e adolescentes ganharam uma ala específica para o seu atendimento. Na educação temos hoje 1.700 jovens que participam da Escola em Tempo Ampliado - ETA, com a inserção de cursos preparatórios de música, dança e reforço escolar. Outros tantos participam de atividades no Caderno II e Juventude Ativa, que também tem os mesmos cuidados. Uma forma de tirar o adolescente de uma situação de vulnerabilidade social, proporcionando ensinamento, lazer e encaminhando os mesmos para uma vida mais saudável com oportunidade de emprego e renda”.

Na ocasião, a prefeita Lucimar Campos, pediu para que os novos conselheiros se empenhem porque terão pela frente questões importantes a tratar, como a ampliação de políticas públicas no setor social, trabalho de amparo e cuidados as crianças e adolescente, e principalmente na gestão de resultados.

Ela reforçou a necessidade de todos estarem atentos às mudanças, inovações que visam única e exclusivamente resguardar os direitos das crianças e adolescentes, bem como as obrigações de todos, pais, parentes ou cidadãos no zelo para com essa faixa etária.

A secretária de Assistência Social, Flávia Omar, lembrou que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão normativo, deliberativo e controlador de ações de atendimento à criança e ao adolescente, e vinculado administrativamente, a Secretaria de Assistência Social. “Somos parceiros e as portas de nossa secretaria estão abertas para todos. O nosso desejo é manter a união para que as questões, envolvendo as crianças e adolescente, sejam sanadas em um curto espaço de tempo, e para isso é necessário que todos envolvidos realizem o seu trabalho, com dedicação e muita responsabilidade. Estamos à disposição para qualquer ação que auxilie os avanços nos cuidados de vida das crianças e adolescentes”.

DIRETORIA - Após a posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - foi realizada a eleição da nova mesa diretora. Por unanimidade, a conselheira Diane Maria de Almeida Mendes (Representante da Sociedade Civil Organizada), se tornou presidente do Conselho e Isis Kátia Novais Hauer (Representante da Secretaria Municipal de Educação) como vice-presidente. O conselheiro Ronaldo Chaves da Silva será o secretário da diretoria.

Diane Maria de Almeida Mendes assegurou que a sua presidência será marcada pelo diálogo entre todas as entidades que trabalham na proteção e cuidado as crianças e adolescentes. “Quando dividimos com a sociedade essa participação, temos mais oportunidades e melhores resultados”. 

Foram empossados como conselheiros titulares e suplentes:

Nelma de Oliveira Neres – Titular

Rosana Domingas da Silva – Suplente

Luz Marina Coelho – Titular

Sara Vitalino de Souza – Suplente

Neila Batista de Almeida – Titular

Walderson Magalhães Farias – Suplente

Elana Catarina Monteiro Mayer – Titular

Giordany Moreira Godoy de Campos – Suplente

Thais Henrique Santana – Titular

Euzita Rodrigues da Silva Barros – Suplente

Isis Kátia Novais Hauer – Titular

Jocilene de Anunciação – Suplente

Sinier Ferreira da Luz – Titular

Rosangela Aparecida Ferreira Benetes Menegati – Suplente

Alana Sol Sol de Amorim Gabriel – Titular

Izamara Costa Freire – Suplente

Bruna Rosa de Almeida – Titular

André Paulo de Oliveira Fortes Barreto – Suplente

Ramirhis Laura Xavier Alves – Titular

Josivânia França Santos – Suplente

Aparecida Gomes Torres – Titular

Maisa Santos Coutinho – Suplente

Diane Maria de Almeida Mendes – Titular

Antônia Cajango de Oliveira – Suplente

Sirlei Araújo de Faria Silva – Titular

Andréia de Souza F. Silva – Suplente

Douglas Ferreira de Souza – Titular

José Dias de Souza – Suplente

Ana Paula Elias Silva – Titular

Rosivane Castanho – Suplente

Seli Minas Novas – Titular

Wanderley Benedito de Souza – Suplente

Ronaldo Chaves da Silva – Titular

Lindacir Rocha Bernardon – Suplente

Ingrid de Souza Eickhoff – Titular

Flávia Peterssen Moretti – Suplente

Donizete Franco Corrêa – Titular

Jidalton Schneider – Suplente

Lucas Wagner Vieira Nascimento – Titular

Valdirene Vasconcelos Pires – Suplente

Por: Kátia Passos - Secom/VG