Volume de resíduos sólidos aumenta e coleta de lixo será reforçada

Distanciamento Social
Volume de resíduos sólidos aumenta e coleta de lixo será reforçada

Diariamente são coletadas no município mais de 200 toneladas de lixo doméstico. Trabalhadores estão recebendo esclarecimentos e mais equipamentos de proteção individual - EPI

06/04/2020    377

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande estima que a produção do lixo doméstico vá aumentar nos próximos meses. Isso em função do isolamento social e da prática de trabalho em casa – chamado de Home Office, que já vem sendo adotado por órgãos públicos e empresas privadas.

De acordo com os dados da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, no município são coletados diariamente, de 150 a 200 toneladas de resíduos sólidos, e esse volume deve apresentar nos meses seguintes, uma soma maior em função das famílias estarem concentradas em casa, e consequentemente, produzindo um número maior de lixo doméstico.

O Coordenador de Limpeza e Resíduos Sólidos, Eder Taques disse que a secretaria está fazendo o levantamento da produção diária, nestes dias de confinamento, mas que a quantidade de resíduos será superior ao mesmo período do ano passado. “Para se ter uma ideia, no mês de fevereiro foram coletadas 4.939 toneladas de lixo, já no mês de março foram computadas 5.210 toneladas, um aumento de 5,49% nestes primeiros dias de quarentena”, informou.

O coordenador destacou ainda que o ‘volume crescente de lixo’ é geralmente observado nos períodos de férias escolares e festas de final de ano, não nestes meses onde em que os alunos e pais estão em caso, em isolamento social.

Já o titular da pasta, Breno Gomes, reforçou a importância da prestação do serviço, principalmente, neste período de incidência do coranavírus.  “Além de ser essencial para a saúde humana e para a proteção do meio ambiente, a coleta de lixo é também uma prestação de serviço que não pode ser interrompida, em nenhum momento, muito menos neste período de pandemia. A coleta está sendo realizadas no período da manhã e noite e em todos os bairros e distritos rurais”.

O secretário afiançou também que todas as medidas de segurança foram tomadas no sentido de resguardar a saúde dos prestadores de serviços (coletores) e que realizam essa atividade. “Obrigatoriamente esses profissionais já utilizam equipamentos de segurança como bota, luvas e máscaras, e agora também foram disponibilizados álcool em gel. Os veículos também estão tendo higienização mais rigorosa a cada término de turno”.

CUIDADOS – O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes solicita aos moradores para que redobrem os cuidados no manejo e acondicionamento dos resíduos sólidos, que devem ser postos em sacos plásticos e muito bem fechados.

“É essencial que o lixo doméstico seja depositado em lixeiras ou em locais que estejam fora do alcance de cães e gatos, que na maioria das vezes acabam danificando os sacos e espalhando o lixo na rua. Essa medida ajuda na segurança e nos serviços prestado por esses profissionais que realizam a coleta. É também de suma importância que os lixos sejam somente depositados nos dias programados para a cada região,que se dá em dias alternados e  desta forma estarão menos tempo expostos nas ruas e serão recolhidos da forma correta”, concluiu o secretário.

Breno Gomes repetiu o conceito da necessidade do distanciamento social para quebrar a cadeia do Coronavírus –Covid-19 e para a sociedade vencer mais este desafio e ponderou que dentro das possibilidades a administração da prefeita Lucimar Sacre de Campos vai atuar para atender todas as demandas da cidade e de sua gente.

Por: Kátia Passos - Secom/VG