Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro caso é de uma enfermeira da UTI Infantil do Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande moradora de Cuiabá, que testou positivo e se encontra internada em Hospital particular da Capital do Estado.

Como procedimento padrão da Organização Mundial de Saúde – OMS e do Ministério da Saúde e do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, todos os demais profissionais que mantiveram contato com a referida profissional de saúde, bem como pacientes, nas últimas horas, já foram convocados para realizarem os exames e terão acompanhamento.

Fora isto, qualquer sintoma já remete os mesmos a condição de isolamento.

O segundo caso, se trata de uma moradora de Várzea Grande que não conseguiu concluir seus exames na Policlínica do Verdão em Cuiabá e foi atendida na UPA Cristo Rei.

Durante os procedimentos executados na referida paciente de 55 anos, a médica que fazia o atendimento foi informada da confirmação para o Covid- 19.

A partir deste momento, todas as medidas adotadas, foram sendo adotados os procedimentos padrões, desde a transferência para o Hospital Pronto Socorro Municipal até a transferência definitiva para o Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, aonde a mesma está sendo assistida.

A Secretaria Municipal de Várzea Grande assinala que acompanha ambos os quadros e reafirma que a Saúde Pública na cidade é portas abertas para todos que a procuram o Sistema ùnico de Saúde -  SUS - sem custos para os pacientes ou familiares e que assim que confirmado os casos de Covid - 19, as medidas de praxe foram tomadas para preservar a vida de ambas as pacientes e daqueles servidores da área de saúde que realizaram os procedimentos de atendimentos e exames.