A Superintendência de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por ocasião do enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, está desenvolvendo um trabalho online denominado “Faça Exercícios em Casa”, que transmite videoaulas de ginástica através do canal da Superintendência na plataforma YouTube.

De acordo com o superintendente de Esportes, Jadir Pereira, a inovação está inserida no Projeto 'Qualidade de Vida', desenvolvido pela Superintendência de Esportes desde 2017, com o objetivo de incentivar e promover o hábito do exercício físico e da prática esportiva na comunidade de Várzea Grande. “A população que está seguindo o distanciamento e isolamento social por recomendação dos setores de saúde, pode a partir de agora, acompanhar as aulas em casa e receber as orientações para se exercitar de maneira correta e segura, para que a atividade tenha a eficácia satisfatória”, declarou.

As videoaulas são ministradas pelos profissionais de educação física da Superintendência de Esportes, gravadas no Ginásio Poliesportivo -  Fiotão - , seguindo todos os protocolos de segurança para garantir a saúde dos participantes. As atividades propostas são exercícios com ritmo focados na Ginástica localizada, Ginástica aeróbica, Ginástica laboral e Ginástica funcional.

Segundo Jadir, a ação teve início no dia 18 e as videoaulas estão sendo postadas diariamente no canal da Superintendência e os interessados podem acessar pelo endereço eletrônico: https://youtu.be/3WdmLOC7fR0. A população também pode se inscrever no canal para receber a notificação quando as novas aulas são postadas.

“Em 2017, a Superintendência implementou na sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer a ginástica laboral para os funcionários da pasta. A ação ocorria duas vezes por semana. No período da manhã, professores de Educação Física reuniam os servidores em seus setores para a execução dos exercícios, em média a sessão durava 5 minutos com exercícios de baixo impacto como uma série de alongamentos de pescoço, membros superiores, inferiores, facilitando a mobilidade articular e o fortalecimento muscular em geral, promovendo mais disposição para as atividades durante todo o período do expediente. Atualmente a Ginástica Laboral para os funcionários está suspensa por decreto municipal em virtude das restrições impostas pelo avanço da pandemia. Aí resolvemos estender o projeto para toda a população, o que é muito simples acessar e acompanhar as aulas, com orientação de profissionais”, explicou Jadir Pereira.

Para o secretário da Pasta, Silvio Fidelis, todas as propostas que possam garantir a saúde da população combinada aos esforços no enfrentamento à pandemia são extremamente válidas. Fidelis parabenizou a equipe do Esporte pela iniciativa. “A inovação proposta pela Superintendência de Esportes mostra que mesmo durante esse momento tão delicado de saúde pública, é possível promover as práticas esportivas e o distanciamento social abrandado com criatividade e atitudes positivas”.