Alunos da rede municipal de Ensino de Várzea Grande comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho em todo mundo, no ambiente virtual de Aprendizagem, com atividades escolares on-line, coordenadas pelos professores e técnicos da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer durante a Semana do Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador da Educação Ambiental da Educação, professor Vagner Barros, mesmo com o isolamento social, os alunos têm a chance de realizar atividades em casa, acompanhados remotamente e com o apoio da equipe de professores da rede pública municipal. “Neste ano, com o advento da pandemia pelo novo Coronavírus, estratégias foram desenvolvidas para minimizar os efeitos do distanciamento do aluno da escola, com tarefas virtuais, mantendo o aluno ocupado com o aprendizado”, comentou.

As propostas para este ano têm o objetivo de promover a interação dos alunos e seus familiares para a realização de atividades voltadas à reflexão sobre as questões do novo coronavírus neste quadro de pandemia que envolve o Planeta Terra e todos os seres humanos. Um texto para leitura com o tema:  “Meio Ambiente e Pandemia” relata que ‘Estamos observando de perto a pandemia do novo coronavírus, o aumento dos desmatamentos e queimadas, as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem tem causado ao planeta. Fato é que não podemos só observar todas as mudanças, devemos buscar melhorias’ propondo a reflexão: Como eu, uma única pessoa pode salvar o planeta?

No caderno de atividades enviado às escolas ainda contém dicas importantes para a preservação do meio ambiente, uma análise sobre a pandemia e o Covid-19, um texto sobre a Educação Ambiental para a preservação do morcego, animal cercado por mitos e lendas que desperta a curiosidade em todo o mundo, sugestões de vídeos sobre o tema Meio Ambiente, Coronavírus, a necessidade dos morcegos na natureza e ainda a elaboração pelos alunos do Ensino Fundamental, de uma Cápsula do Tempo, para a reflexão sobre a importância do ambiente equilibrado e a transmissão da pandemia atual.

Além da produção de vídeos e da participação das atividades, os alunos estão sendo convidados a participar da elaboração dos desenhos que estarão concorrendo ao “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente 2021”, promovido todos os anos pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão encaminhados até o dia 9 de junho ao setor de Educação Ambiental da Educação onde serão selecionados para a votação no Portal da Prefeitura na internet.

Para a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira, a escolha do desenho que fará parte do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente de Várzea Grande é um estímulo à criatividade dos alunos, reforçando a conscientização da comunidade escolar e uma colaboração importante para o trabalho da Secretaria na valorização das empresas locais que respeitam e levam a sério as questões de sustentabilidade.

O secretário Silvio Fidelis acredita que todo o esforço de gestores, coordenadores, técnicos, alunos e comunidade escolar estão fazendo a diferença neste período de isolamento social. “As iniciativas e inovações que promovem a interação entre professores, alunos e familiares, fazem parte desses novos desafios de aprendizagem propostos em decorrência da pandemia, mesmo com as restrições devido ao afastamento das salas de aulas, ainda assim estamos conseguindo levar aos estudantes atividades pedagógicas que agregam conhecimento”, declarou.